Make em tons neutros valoriza o olhar de quem usa óculos
Com a maquiagem, o rosto pode ganhar um novo contorno, brilho e destaque. Mas quem usa óculos precisa tomar alguns cuidados para não conflitar e estragar a produção ao colocar o acessório. A dica de ouro é evitar make escuro nos olhos.
“Os óculos ‘escondem’ os olhos e as sombras escuras podem ‘escondê-los’ ainda mais”, explica o maquiador e cabeleireiro Charles Veiyga, do salão Charles Veiyga Boutique Beauté, em São Paulo. “Aposte nos tons neutros, que equilibram e combinam com todas as cores de armações.”
Truques espertos
Muitas mulheres reclamam que os olhos diminuem atrás dos óculos. Na verdade, o tamanho, a cor e a forma da armação é que interferem na dimensão dos olhos. Mas a maquiagem pode fazer correções e dar o efeito que se deseja. “Cores claras e vibrantes ajudam a aumentar; os tons escuros diminuem”, orienta o maquiador, que acrescenta: “Para harmonizar, ressalte os lábios com o batom preferido e as laterais do rosto com blush, para que os óculos tenham menos destaque.”
No caso do delineador, o traço deve ser bem fino, somente para contornar as pálpebras superiores e valorizá-las. “As linhas marcadas, largas ou do tipo gatinho criam uma disputa visual com a armação”, analisa. E para que o rímel contribua com a maquiagem de quem usa óculos, siga a dica menos é mais: aplique uma camada bem suave do cosmético, apenas para marcar os cílios.
As sobrancelhas também podem pesar o look. Elas têm o poder de dar expressão ao rosto e destacar os olhos, segundo seu ângulo e desenho. “Por exemplo: aquelas mais grossas e curvadas abrem os olhos e aparentam uma pessoa mais alegre; as finas e retas os diminuem, deixando um aspecto mais sério”, observa Veiyga. Portanto, é essencial encontrar o seu desenho ideal e manter as sobrancelhas impecáveis.