Meditação guiada: conheça a técnica e pratique em 1 minuto
Muito indicada aos iniciantes, a opção traz benefícios à saúde mental, ajudando a diminuir o estresse e a controlar a ansiedade
Há séculos, a meditação é ferramenta para autoconhecimento, autocontrole e, claro, bem-estar: para os experientes, a prática vai além de um exercício mental, visa a saúde e o desenvolvimento emocional. Conheça mais sobre a técnica, entenda os benefícios, como praticar e faça uma meditação de um minuto.
As diferenças entre meditação guiada e não guiada
As duas técnicas são alternativas de autocuidado e relaxamento, mas há uma grande diferença entre elas: a dinâmica.
Como a própria designação mostra, a meditação guiada é baseada na orientação, instruções que levam meditadores de um ponto a outro na prática: sobre o que pensar, como respirar, o próximo passo e outras sugestões específicas para o desenrolar da atividade meditativa. Essa modalidade é indicada para:
- Iniciantes, cuja concentração pode ser facilmente perdida em virtude da falta de vivência, assim é possível aproveitar ao máximo cada etapa da jornada, otimizando o processo natural de aprendizagem.
- Os momentos nos quais uma pessoa não deseja ser responsável pela dinâmica meditativa, prefere se apoiar em instruções para apreciar uma sessão relaxante sem qualquer preocupação.
O poder da mudança: disponível por tempo limitado no app Atma.
Já a meditação não guiada, como é possível imaginar, não possui uma voz guia, ou seja, não há alguém incumbido a desenvolver a prática. Nesse contexto, é preciso meditar por conta própria, o que está diretamente ligado à experiência. Essa versão é apropriada para:
- Experientes, que conhecem as técnicas necessárias para evoluir na execução da meditação livre, e que aproveitam a oportunidade com maior autonomia e liberdade.
- Momentos de exploração individual.
Quais os benefícios da meditação guiada
A meditação já foi matéria de diversos estudos ao redor do mundo, e apesar de ser possível experimentar seus benefícios logo na primeira sessão, é preciso regularidade e consistência para que o cérebro se adapte e um novo hábito seja assimilado. Entre os benefícios estão:
- Redução do estresse
- Controle da ansiedade
- Autoconhecimento
- Relaxamento
- Qualidade do sono
- Melhor concentração
Por quanto tempo uma pessoa deve meditar?
Não há um número exato, uma sessão meditativa pode levar alguns poucos minutos – existem meditações guiadas com aproximadamente 5 minutos de duração – assim como há experiências longas, com 10, 20, 30 minutos ou até horas.
Antes de definir por quanto tempo deseja meditar é preciso ter em mente a disponibilidade e o foco da meditação, além de levar em conta o ambiente, já que os lugares com barulho ou pouco confortáveis podem interferir na duração da meditação.
Meditação guiada para iniciantes: como começar?
Não é preciso se aprofundar em história ou múltiplas técnicas, porém é importante adotar algumas estratégias para aproveitar a meditação a ponto de torná-la um hábito:
- Escolha um lugar calmo e livre de distrações
- Adote uma postura confortável e mantenha a coluna ereta
- Mantenha os olhos fechados, evitando se distrair
- Escolha um objetivo, como diminuir o estresse
- Comece aos poucos: escolha meditações rápidas
- Não se preocupe com estar fazendo certo
- Mantenha a mente voltada às instruções
Atma: mais de 1000 meditações para explorar.
Medite em 1 minuto
As meditações rápidas são ótimas alternativas para dias agitados e com pouco tempo disponível. Dê uma pequena pausa no seu dia com essa meditação guiada pelo Monge Satyanatha.
Siga @atma.vc no Instagram e acompanhe conteúdos sobre meditação e bem-estar.