Meditação para dormir: mito ou verdade? Entenda benefícios da prática
Ansiedade, estresse e pensamentos acelerados estão na lista de reclamações de quem convive com problemas do sono; brasileiros dormem mal
A dificuldade para dormir está longe de ser um problema isolado, pelo contrário, de acordo com estudos da Fiocruz, estima-se que, somente no Brasil, mais 70% da população conviva com doenças relacionadas ao sono e que vão muito além da insônia em si. A qualidade do sono é ainda mais baixa entre as mulheres, o que faz da meditação, incluindo a meditação guiada, opção de relaxamento rotineiro.
Já é cientificamente comprovado que as condições de estresse e ansiedade são capazes de atrapalhar o descanso e tornar o momento de dormir um enorme desafio. Essa informação ganha contornos mais intensos ao lembrar que o Brasil ocupa o topo no ranking de nações mais ansiosas e está entre as mais estressadas também.
Por aqui, porém, à medida que as pessoas parecem se preocupar mais com seu próprio bem-estar e saúde mental, exercícios físicos e técnicas de relaxamento, como a meditação ou yoga, se fortalecem enquanto o estereótipo de práticas da elite perde força. Mas a meditação pode, de fato, ajudar a dormir melhor?
Atma: meditação guiada para relaxar. Experimente!
O que é meditar e qual a conexão com o organismo
A meditação é uma prática muito antiga e envolve a concentração e atenção plena no presente para o relaxamento e autoconhecimento. E isso acontece porque, sobretudo na visão de quem conduz sessões meditativas, passado e futuro podem levar a mente a pensar em situações que geram estresse ou ansiedade e, por isso, ficar no agora e desfrutar o presente é essencial para encontrar relaxamento e refletir.
A técnica é amplamente estudada e alguns dos materiais científicos produzidos já chegaram a identificar mudanças – para melhor – no cérebro quando o meditador passa a realizar sessões de forma consistente, ou seja, faz do meditar uma atividade rotineira.
Menos ansiedade e estresse
Alguns dos relatos científicos apresentam que a meditação foi capaz de aliviar condições de estresse e ansiedade, além de colaborar com a memória. A meditação guiada e os exercícios de respiração são geralmente a porta de entra da daqueles que buscam uma jornada mais equilibrada e autocentrada; alguns psicólogos costumam indicar aos pacientes a meditação como técnica de relaxamento.
App Atma: confira as novas coleções para dormir melhor
Por que meditar pode ajudar a dormir melhor?
Antes de qualquer outra informação, é preciso entender que o sono ruim pode ter diferentes tipos de gatilhos, isso quer dizer que a condição precisa de investigação médica. Dormir mal afeta cognitiva e fisicamente, e pode gerar e agravar problemas de saúde.
- Consciência corporal: uma das modalidades da meditação é o body scan (escaneamento corporal), contudo, de maneira geral, a prática ajuda a entender o próprio corpo, limites e como situações podem afetar o bem-estar.
- Relaxamento: em alguns casos, meditar acaba ajudando a controlar a pressão sanguínea, já que os exercícios de respiração somados ao desenrolar das sessões conduzem participante a um estado menos ansioso e estressante.
- Pensamento acelerado: quando os pensamentos não param de chegar, a ansiedade pode ir ganhando corpo e fazer da hora de dormir um pesadelo. Além de ajudar a refletir sobre o dia e assimilar os acontecimentos, evitando ficar martelando sobre eles, uma das características da meditação e focar no agora para evitar a enxurrada de pensamentos que atrapalha tanto o momento de descanso.
Atma: conteúdos para dormir melhor
As novas coleções do aplicativo Atma Meditação e Bem-Estar trazem conteúdos que promovem o relaxamento antes de dormir e para pegar no sono. São meditações guiadas que não usam apoio sonoro, como o sino tibetano