Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Meninos atingem puberdade precoce aos 9 anos, diz estudo

Compartilhar
Exibir comentários

Os pais devem começar a conversar sobre mudanças do corpo cada vez mais cedo com os filhos. Pesquisadores norte-americanos descobriram que os sinais da puberdade em meninos têm acontecido de forma precoce. Em média, aos 9 anos de idade para os negros e 10 para brancos e hispânicos. As informações são do Daily Mail.

Segundo especialistas, a pesquisa estabelece uma nova idade média para a puberdade
Segundo especialistas, a pesquisa estabelece uma nova idade média para a puberdade
Foto: Getty Images

Segundo especialistas, há várias teorias que podem explicar o adiantamento dessa fase, como níveis elevados de obesidade, aumento do sedentarismo e substâncias químicas nos alimentos e na água. Isso porque são fatores que interferem na produção hormonal.

Ainda assim, os médicos avisam que a puberdade precoce não é motivo de preocupação. Segundo William Adelman, especialista em medicina adolescente, a nova pesquisa é a primeira a encontrar uma forte evidência física de que os meninos estão amadurecendo mais cedo, mas é preciso de mais estudos para comprovar a teoria.

O estudo foi realizado com mais de 4 mil meninos por meio da largura dos testículos, que indica o primeiro sinal de puberdade. Vale lembrar que problemas como anomalias da tiroide e tumores cerebrais têm sido associados a puberdade precoce, mas meninos com doenças crônicas ou em tratamento com medicamentos  foram excluídos da pesquisa.

Para Herman-Giddens, pesquisador da Universidade da Carolina do Norte, os métodos da pesquisa não são perfeitos, mas são os melhores até o momento para estabelecer uma nova idade média para a puberdade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade