Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mindful Eating: a combinação entre alimentação e atenção plena

Alimentar-se conscientemente nem sempre é um objetivo; técnica tem como foco tornar a ação um momento de conexão com o bem-estar; saiba mais

16 ago 2023 - 10h04
(atualizado em 17/8/2023 às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Na era da transformação digital, na qual a realidade humana é absolutamente impactada, o cotidiano dinâmico e as distrações constantes oriundas de infinitas formas de estímulo, das notificações no celular às ligações recorrentes, até mesmo a forma de se alimentar passou a ser “automática” e sem qualquer tipo de consciência. Você já parou para pensar na sua relação com a comida, e mais, qual a última vez que se alimentou com atenção? 

Alimentação consciente é alternativa para transformar o ato de comer em um momento de bem-estar
Alimentação consciente é alternativa para transformar o ato de comer em um momento de bem-estar
Foto: bnenin / Adobe Stock

Comer é muito mais do que o mero ato de ingerir calorias para saciar a fome, é uma oportunidade para se conectar a um momento que envolve, claro, necessidade básica, mas também questões mais profundas, como a culturas e satisfação. É sobre isso que trata o Mindful Eating, na tradução, alimentação consciente: o resgate da ligação perdida entre as refeições e a plena consciência do presente.  

Mindful Eating, uma técnica do Mindfulness 

Conhecido entre meditadores experientes, o Mindfulness, cuja tradução é “atenção plena”, tem como objetivo levar praticante a perceber o presente e desfrutá-lo ao máximo. A diferença entre ambos é que o Mindful Eating está voltado ao ato de comer e sua ideia central é direcionar a consciência para a experiência, ou seja, sensações, pensamentos e emoções despertados durante a refeição, alimentando-se sem julgamentos. Veja 4 motivos para adotar o Mindful Eating na sua rotina: 

Saciedade e autocontrole 

Exagerar na comida é algo corriqueiro para você? Aplicar a técnica pode fazer a diferença, já que uma maior consciência do momento e do próprio corpo ajudam a entender os sinais de saciedade e colaboram para uma jornada com menos excessos. 

Momento Presente 

O dia a dia veloz fica perceptível quando há surpresa ao conferir o relógio, contudo, com o girar dos ponteiros, a rotina acaba levando a oportunidade de aproveitar instantes únicos. Sair do piloto automático e separar um tempo para saborear e curtir a refeição é um jeito de se reconectar à comida e seus benefícios para além da nutrição. Mergulhar nessa experiência sensorial pode trazer benefícios e tornar o estresse e a ansiedade menos presentes durante a alimentação. 

Digestão 

Ela começa no mastigar, às vezes imperceptível. Aplicar atenção plena ao ato de comer não contribui somente na percepção de texturas e sabores, o mastigar colabora no processo de digestão tão essencial para a absorção das vitaminas e nutrientes necessários para o corpo. 

Exploração 

Compreender a comida como algo bem maior do que uma necessidade dá a chance de criar uma ideia nova sobre o que ela realmente é, seja por seu elo com diferentes culturas ou qualquer outro ponto que a envolva. Assim é possível despertar um lado de exploração, para observar e experenciar alimentos desconhecidos ou que normalmente não ganham tanta atenção no dia a dia. 

Sobre o Atma | Meditação e Bem-Estar 

O aplicativo tem mais de 1000 conteúdos e está disponível para smartphones Android e iOS. Acesse agora e encontre meditações guiadas por especialistas, sons e músicas para relaxar. 

Acompanhe no Instagram

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade