Acerte na combinação de cores do seu guarda-roupa
Com tantas estampas e tons, às vezes é difícil acertar na combinação de cores das roupas. Confira dicas preciosas.
“Eu não tenho roupa”. A frase é uma das mais ditas pelas mulheres na hora de escolher o look, seja , para a balada ou para aquele jantar romântico. Muitas tentam encontrar seu estilo e compor uma combinação de cores da melhor maneira possível.
Olhar-se no espelho e não fazer ideia de como ou o que vestir pode tomar seu precioso tempo e causar atrasos. Para evitar contratempos, confira a seguir dicas da personal stylist Bruna Magda Michel.
Como entender a combinação de cores
Para entender a combinação de cores, primeiro você precisa saber como elas se relacionam entre si. Bruna, que também é docente de Personal Stylist do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), apresenta as definições:
- Cores primárias: azul, vermelho e amarelo
- Cores secundárias: originárias das mistura das primárias; o azul e o vermelho formam o violeta, o amarelo e o azul originam o verde e o vermelho e o amarelo resultam no laranja
- Cores terciárias: uma mistura das primárias com as secundárias
- Cores análogas: cores de baixo contraste, que criam um efeito harmonioso nos looks; essas cores ficam lado a lado no círculo cromático, como azul e verde, azul e violeta, laranja e amarelo e vermelho e laranja
- Cores complementares: opostas no círculo cromático
- Cores neutras: branco, cinza e preto.
Geralmente, as cores primárias, por darem origem às demais, podem ser apresentadas nos detalhes do look. Experimente usar um sapato vermelho ou azul, ou até mesmo uma bolsa amarela.
Caso você esteja em dúvida de quantas opções usar, limite-se a três cores diferentes: uma neutra, uma primária e outra secundária, por exemplo.
Para Bruna, atualmente há uma liberdade bastante grande na hora de fazer a combinação de cores dos modelitos. Recentemente, esteve em alta a moda do color bloking, que utiliza cores vibrantes e opostas no círculo cromático, como roxo e amarelo, ou vermelho e verde.
Entretanto, nesses casos é necessário cuidar do tipo de roupa que você está usando, da ocasião para a qual se vestiu e do seu . O segredo é evidenciar pontos positivos do corpo com as peças coloridas.
Dicas para não errar na combinação de cores
A personal stylist ressalta que não há mais a necessidade de combinar o sapato com a bolsa, por exemplo.
“Devemos agora não pensar apenas na cor. Podemos usar uma bolsa de cor única com um sapato de cobra. A regra é cuidar a ocasião e ver o quanto se pode ousar. Se for um ambiente mais despojado, as cores complementares podem funcionar, mas não servem como regra”, aconselha Bruna.
Em relação ao uso de tons neutros, a profissional acredita que a combinação de cores depende bastante do estilo e da personalidade de cada pessoa. Mais uma vez, deve-se levar considerar a ocasião e o ambiente para não fugir do estilo proposto pelo evento.
“Se as cores neutras fazem parte de seu guarda-roupa, pode recorrer a elas, sim. Caso contrário, vai parecer que você não é aquilo que está vestindo”, esclarece.