Alexa Chung, angel e time de tops abrem temporada de moda
Elle Fashion Preview reuniu criações do inverno 2015 de dez grandes estilistas brasileiros, em São Paulo
A temporada de inverno 2015 da moda nacional foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (16), com desfile coletivo estrelado por mega time de tops, em São Paulo. O Elle Fashion Preview teve o skyline da capital paulista de fundo e o rooftop do shopping JK Iguatemi virou passarela para 10 grandes nomes do line-up da próxima edição do São Paulo Fashion Week - que acontece entre os dias 03 e 07 de novembro - apresentarem as tendências que prometem chegar à estação mais fria do ano.
Alexandre Herchcovitch, Ellus, Osklen, Andrea Marques, Coven, Giuliana Romanno, Patrícia Viera, Reinaldo Lourenço, Vitorino Campos e Tufi Duek mostraram cada um seis criações para uma plateia repleta de fashionistas. Na primeira fila, os flashes se voltavam para a blogueira de moda, apresentadora de TV e ex-modelo Alexa Chung. Aos 30 anos, a it girl inglesa veio ao Brasil especialmente para o evento.
Do outro lado - na passarela - os olhos apontavam para algumas das maiores tops brasileiras. Pela Ellus, a angel Lais Ribeiro abriu o desfile, que foi encerrado por Alexandre Herchcovitch e um poderoso exército: Shirley Mallmann, Mariana Weickert, Ana Claudia Michels, Carol Ribeiro, Marina Dias e Michele Provensi. A noite teve ainda Renata Kuerten, Bruna Tenório, Daiane Conterato e Alicia Kuczman. Veja baixo tudo o que rolou:
1 - Celebridade gringa
A expectativa da noite girava em torno da presença de Alexa Chung. Figurinha carimbada em todas as semanas de moda do mundo, ela tem um currículo longo: é ícone de moda, dona de cabelo invejado por metade das mulheres do planeta, ex-modelo, apresentadora de TV, colunista da revista Vogue inglesa e DJ. Apesar de não atender toda a imprensa e alguns fãs que a cercavam - apenas a consultora super chic Gloria Kalil conseguiu trocar algumas palavras com Alexa depois de um momento rápido de "tiete" - a moça de 30 anos esbanjou simpatia na chegada quando posou rapidamente para fotos e curtiu o coquetel na companhia seleta dos amigos. Assistiu ao desfile da primeira fila e ainda mostrou seus conhecimentos musicais nas pick-ups da festa após o show.
Ela desembarcou no Brasil na quarta-feira (15) especialmente para o evento e fica por aqui até o próximo domingo, mas parece já estar aproveitando o que temos de melhor. Apareceu usando um vestido vermelho de poás brancos de Alexandre Herchcovitch e sandálias pretas básicas assinadas por Alexandre Birman. Em tempos de makes e penteados impecáveis, a naturalidade da maquiagem e do cabelo de Alexa são marca registrada, traduzem toda sua originalidade e fazem até a gente se perguntar se ela chegou mesmo a se arrumar para ir à festa.
2 - Celebridades nacionais
A primeira fila do desfile contou com time de celebridades. Karina Bacchi foi a primeira a chegar. Fabiana Justus também esteve por lá, assim como Fabiana Scaranzi e Lilian Pacce.
3 - Estrelas na passarela
As grandes estrelas da noite estavam mesmo na passarela. Uma das brasileiras entre as angels da grife Victoria's Secret, Lais Ribeiro abriu os desfiles com um vestido estampado da Ellus. Ela é garota-propaganda da grife desde a coleção passada, quando estrelou campanha ao lado do galã Cauã Reymond.
Carregando
Alexandre Herchcovitch foi o responsável por reunir um exército de peso em seu micro desfile. Ele apresentou seis vestidos com modelagens iguais e apenas cores diferentes. As peças bem justas ao corpo, com transparência, de comprimento midi e fenda atrás foram feitas em combinações de cores variadas. Ninguém menos que Shirley Mallmann abriu o desfile. Aos 36 anos, a brasileira deixou os dois filhos em Nova York e veio Brasil apenas para o evento: "é uma honra, uma alegria vir ao Brasil e ainda desfilar para o Alexandre, que é um grande amigo", contou ao Terra . A apresentadora e modelo Mariana Weickert entrou depois. Seguida pela tatuada Marina Dias, que arrancou gritinhos e aplausos da plateia. Depois foi a vez de Michele Provensi e Ana Claudia Michels encerrou a apresentação do estilista.
Renata Kuerten desfilou vestido colorido para Vitorino Campos.
Daiane Conterato usou decote profundo nas costas em vestido de Reinaldo Lourenço.
Bruna Tenorio abriu o desfile da Coven com conjunto mix de estampas e casaco pesado.
Carregando
4 - Batuque é bom e o povo gosta!
A Coven, aliás, levou para a passarela o ritmo afro e a batida de Da Lua. O músico "acordou" a plateia ao tocar tambor durante o desfile.
5 - Quando o inverno chegar...
A pré-temporada trouxe algumas tendências marcantes para a estação. A ankle boot volta com força total, seja de salto fino ou até mesmo plataforma. Herchcovitch, Giuliana Romanno, Vitorino Campos, Reinaldo Lourenço mostraram diferentes versões para a peça. Parece que os modelos over the knee - febre no inverno passado - ficam de fora dessa vez.
Entre os sapatos, os de solado plataforma reta da Coven, Vitorino Campos e Osklen podem dar aquela modernizada no guarda-roupa. Será que a moda pega?
Carregando
(À esquerda, modelos de Vitorino Campos; à direita, modelos da Coven)
O inverno não deve ser dos mais discretos. Vem muito brilho por aí! Seja em peças inteiras, como saias inteira dourada de franjas de Tufi Duek. Ou nos bordados como pontos de luz e briho nas peças elegantes e clássicas de Reinaldo Lourenço. Ainda no excesso de metal e detalhes da Ellus. Tem ainda os tecidos transparentes com estampas "purpurinadas" da Osklen.
Carregando
(bordados pontos de luz de Reinaldo Lourenço)
Não é nenhuma novidade, mas o zíper aparente vai bombar! Vestidos com o aviamento inteiro do decote à barra aparecem em várias versões, além de jaquetas, saias e blusas.
Carregando
Desfile da Giuliana Romanno
Carregando
Desfile da Osklen
A feminilidade vai ser valorizada no inverno. Silhuetas enxutas aparecem em macacões e calças, principalmente de Tufi Duek.
Carregando
Desfile da Tufi Duek
As saias ganham muito destaque nesse contexto. Desde as mais coladas ao corpo, até as trapézio e peças mais amplas, como as desfiladas por Andrea Marques e Patricia Viera.
Carregando
Desfile da Patricia Viera
As fendas profundas ganham espaço, como nesse vestido usado pela top Dani Witt no desfile de Andrea Marques.
Carregando
Desfile da Andrea Marques
Os decotes em V aparecem com frequência.
Entre as cores, o preto ainda será rei no próximo inverno. Mas há espaço para cores quentes e fortes: verde, azul, amarelo, marrom e pink são algumas opções. As estampas aparecem discretas, mas as listras e diferentes combinações delas prometem continuar em alta.
Carregando
Desfile de Vitorino Campos
Casacos e capas com modelagem menos ampla e muito tricô e lã prometem aquecer o próximo inverno.