Alexandre Herchcovitch reassume marca própria após 7 anos
Há quase 7 anos, em fevereiro de 2016, o estilista Alexandre Herchcovitch anunciou em um comunicado sucinto que estava se desligando da marca que levava seu nome e que foi criada por ele em 1993. O anúncio não explicava os motivos da decisão. Nesta terça-feira (29), foi anunciado o caminho de volta. Com um desfile marcado para o dia 8 de dezembro, o estilista volta à direção criativa da grife herchcovitch;alexandre, que foi comprada em sua totalidade pela InBrands em 2013.
À InBrands está à frente da Ellus, que comemorou 50 anos de existência com desfile no último SPFW, da Richards, da Salinas, entre outras marcas. Em 2008, o grupo havia comprado 70% da empresa do estilista, completando 100% em 2013. A venda, segundo entrevistas posteriores do estilista, era para que a marca crescesse, mas não foi o que aconteceu. Um dos motivos pela saída pode ter sido esse ou o fato de o grupo querer que Herchcovitch se dedicasse exclusivamente à marca, tendo que abandonar trabalhos paralelos. Condição, que segundo ele revelou em entrevista recente à Folha de São Paulo, não foi aceita.
Apesar de sair de sua própria marca, ele não ficou longe das passarelas muito tempo. Em abril de 2016, voltou às passarelas criando roupas para a marca À La Garçonne, de seu marido Fabio Souza, uma loja com conceito upcycling, que engloba também objetos de decoração, entre outros.
Aliás, em recente entrevista exclusiva ao "Elas no Tapete Vermelho", sobre o reality show "Descosturando com Herchcovitch", que estreia em 2023 no Canal E! Entertainment, revelou sua preocupação com a reutilização de roupas e o descarte sustentável. "Antes, não havia a preocupação com a sustentabilidade, não estava no meu dia a dia, mas hoje está. Por vários motivos, esse assunto é importante. Primeiro por questões econômicas, uma roupa usada pode ser mais barata que uma nova, nem por isso ela é de qualidade pior. Segundo, porque a gente tem uma responsabilidade pelo lixo que a gente produz. O Brasil joga muita roupa no lixo. Como é um pais grande, confecciona demais. Por isso tem muita sobra de tecidos e de roupa pronta", disse o estilista, cujo foco do programa é a reutilização de roupas.
O primeiro desfile da marca homônima aconteceu em 1992, como formatura na Faculdade de Moda Santa Marcelina. Oficialmente, a grife foi lançada em 1993. Herchcovitch foi um dos responsáveis a levar à passarela roupas de vinil e látex, cobrir os rostos dos modelos, trabalhar jeans de forma nada convencional, ter como símbolo a caveira, apostar em looks fetichistas, trazidas das fervuras das noites paulistas dos anos 1990, xadrezes usados de forma nada tradicional, entre outras novidades que ainda preenchem desfiles nacionais e internacionais.
Que o retorno de Herchcovitch à própria marca, após sete meses de conversas, volte a soprar um ar fresco e inovador à moda brasileira, o que o estilista sempre soube imprimir em suas criações. Bem-vindo de volta, Herchcovitch.