As alpargatas estão de volta: saiba como usá-las
Sneaker, flat, slipper.... Em épocas em que todos os modelos de sapatos estão em alta, "ressurge" o famoso sapato dos anos 1970 e 1980: as alpargatas.
Os sapatos tradicionais nunca caíram em desuso na Argentina, país de sua origem, e agora são os novos queridinhos das famosas na Europa e nos Estados Unidos. Nessas regiões, elas apostam nos modelos da TOM's, fundada pelo americano Blake Mycoskie após uma viagem à Argentina.
Já no Brasil, elas prometem ser o sapato desejo do verão. Por isso algumas grifes, como Schutz, Miezko e a já tradicional Perky - especializadas nos modelos tradicionais -, investiram em pesquisas e colocaram em suas coleções peças mais "moderninhas".
Eleusa Klein, designer da Miezko, criou modelos inspirados nos que as meninas da Europa estão usando. "Essas que elas gostam não são com a cordinha no solado e sim com borracha. Por isso, chamamos a da nossa linha de espadrille flat", disse, acrescentando que o modelo da grife mistura o desenho da alpargata com as espadrilles de plataforma, que dominaram o último verão.
Em uma segunda viagem para o exterior, recentemente, ela pôde ver de perto modelos desenvolvidos pela Chanel e Valentino, que seguem o mesmo design das da Miezko. "Tudo começa lá fora. Quando uma marca grande faz, a consumidora estranha. Antes demorava seis meses para as novidades chegarem aqui, hoje não passa de 2", disse. E a aceitação foi grande. "Fizemos poucas, mas depois tivemos que começar a vender por telefone porque as lojas não conseguiram comprar a tempo. Elas já viraram febre como os sneakers.”
Segundo Eleusa, esse modelo é a "quinta geração" das primeiras alpargatas que surgiram. "Passamos pela evolução e aceitação das pessoas. Primeiro, elas acham estranho, mas logo vira moda. O desenho é mais moderno e o solado é mais feminino”, finalizou.
Como usar?
Para a consultora de imagem Mariana Assad, a moda é cíclica. Sorte daquelas que guardaram os antigos pares de alpargatas no fundo do armário. "Voltamos com elas com novos adereços, novas informações, mais personalizadas, com cores diferentes, vibrantes e intensas", disse.
"O tradicional modelo é ideal para quem tem um look natural, esportivo, descontraído e vai com tudo, desde shorts até vestidinhos de algodão. Se você tem uma pegada mais natural, ela combina com você", disse. No entanto, apesar do modelo pedir um traje bastante casual, os mais modernos, com solado de cordinha, podem até ter vez em looks mais elaborados. "Elas combinam muito com o calçadão do Rio de Janeiro e até com o clima mais urbano de São Paulo, é só saber adaptar", acrescentou.
De qualquer forma, elas remetem a um clima mais praiano e, por isso, é perfeito para quem quer estar fashion em dias de sol. "Quando você usa, quer dizer que tirou o chinelo e colocou uma alpargata. Ela é mais arrumadinha e refinada", acrescentou. No verão, a dica é nunca usá-la com meias. "Não fica uma estética tão bacana", alerta. Por ser um sapato consideravelmente básico, qualquer pessoa pode usar, da gordinha à magrinha, da alta à mais baixinha. "Tem que ter uma pegada jovial e puxar para o estilo esportivo. Por isso, eu não acho interessante usar no ambiente de trabalho, por exemplo", detalhou.
Elas ainda caem bem com calças skinny, cigarrete, calças de tecidos fluídos, saias, shorts, looks com camisetas descontraídas e casacos de tecido leve. "Tem que confiar na sua coragem e bom gosto, acreditar no conforto e não pecar no excesso dos acessórios", finalizou.
A grande diferença entre as alpargatas e os outros sapatos é que os homens também podem usar e, na maioria das vezes, modelos exatamente iguais ao das mulheres.