Concurso que revelou Gisele faz seletivas para todas as idades
Em 1994, uma modelo que não ficou em primeiro lugar, mas ganhou o mundo e passou a ser conhecida em todas as partes, participou do concurso "The Look of The Year". Trinta anos depois, não tem quem não conheça Gisele Bündchen. Pois bem, agora, em 2024, com todas as mudanças culturais que a sociedade tem experimentado nos últimos tempos, o concurso dá uma passo à frente e vai aceitar modelos sem limite máximo de idade.
Além do Gisele, o "The Look of The Year" também revelou supermodelos como Isabeli Fontana, Michelle Alves, Raica Oliveira, Ana Beatriz Barros e Carol Ribeiro nos anos 1990.
Reeditado e relançado sob a tutela da JOY Model desde 2013, o evento tem atraído mais de 20 mil inscrições por edição. E neste mês vai promover as seletivas presenciais em várias cidades do Brasil. As inscrições online podem ser feitas até 30 de outubro. Os candidatos também serão examinados de forma virtual.
A decisão de não impor limites de idade tem o objetivo de combater o etarismo na moda e democratizar oportunidades no mercado de beleza. E a ideia não poderia ser mais atual. Ainda que de uns anos para cá, modelos com mais idade têm cruzado a passarela, o auge dessa tendência acabou de acontecer nos desfiles internacionais. A marca Sunnei, de Loris Messina e Simone Rizzo, já considerada a "a grife de moda da nova geração mais maluca da Itália", levou um casting só de pessoas maiores de 50 anos, com uma média de 70. Não que isso fosse novidade. Por aqui, Ronaldo Fraga já colocou idosos em seus desfiles em mais de uma ocasião, como em 2009 e em 2017.
Ver essa foto no Instagram
Representando a beleza diversa, o concurso já havia abolido medidas corporais como pré-requisitos, deixando definitivamente para trás requisitos como idade de até 20 e poucos anos, altura mínima de 1m75, quadril de 90cm, dentre outros, que eram comuns em concursos de beleza. A única exigência do "The Look" é que os candidatos tenham ao menos 16 anos completos, idade-mínima estipulada pela legislação para início no mercado de modelos profissionais.
Empresária de top models e diretora do concurso no Brasil, Liliana Gomes celebra a evolução: "Desde os anos 1990, trabalho como agente de modelos e me recordo que as mulheres naquela época tinham prazo de validade. Perto dos 30 anos, a carreira na moda acabava. Se você tivesse filhos ou se casasse, também acabava. O mercado via a modelo como uma pessoa que não deveria ter outros compromissos além da moda. Ser uma mulher independente nos anos 1990 incluía abrir mão de espaços", relembrou.
Liliana Gomes tem em seu histórico uma legião de descobertas e lançamentos no primeiro escalão da moda. Ela estava à frente do concurso nos anos 1990, que era realizado pela extinta agência Elite no Brasil, quando revelou nomes como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Michelle Alves, Raica Oliveira, Ana Beatriz Barros e Carol Ribeiro.
Hoje, Liliana comanda sua própria agência, a JOY Management, em sociedade com o empresário Marcelo Fonseca. Com 15 anos de operação, a JOY figura entre as líderes do mercado e representa nomes como Lais Ribeiro, Erika Hilton e Rita Carreira.
"Isso tudo tem muito a ver com a evolução do mercado e da própria sociedade. As mulheres hoje, com 60 anos ou mais, estão no mercado de trabalho. Com 70 anos, seguem tendo suas carreiras. Não conseguem se ver representadas por meninas de 20. Precisam ter uma mulher mais adulta representando aquilo que elas são. Estamos vivendo uma época onde as pessoas vivem mais, não se colocam numa posição de dizer 'não consumo mais, estou velha'. Estamos vivendo uma época onde a idade é um número, mas dentro de cada uma permanece um ser humano com expectativas, desejos, que participa da sociedade, da moda, do consumo. Mulheres exercendo sua total liberdade e a moda antecipa e reflete os movimentos da sociedade", reflete.
Como se inscrever
As inscrições para o "The Look of The Year" são totalmente gratuitas e estão abertas até 30 de outubro, através do www.thelookoftheyear.com.br. A final nacional do evento acontecerá em 5 de Dezembro, em São Paulo. Os candidatos podem ter informações pelo instagram: https://www.instagram.com/thelookoftheyearbrasil/. E-mails: candidatas(os) - newfaces@joymgmt.com / scouters - thelook@joymgmt.com
Confira a agenda completa de seletivas presenciais do The Look of The Year 2024.
04/10 - Maringá (PR)
05/10 - Londrina (PR)
05/10 - Belém (PA)
05/10 - Boa Vista (RR)
05/10 - Teresina (PI)
17/10 - Divinópolis (MG)
19/10 - Chapecó (SC)
19/10 - Campo Grande (MS)
24/10 - São Luiz (MA)
24/10 - Anápolis (GO)
25/10 - Goiânia (GO)
25/10 - Fortaleza (CE)
26/10 - Brasília (DF)
26/10 - Porto Alegre (RS)
26/10 - Joinville (SC)
26/10 - Salto (SP)
26/10 - Presidente Prudente (SP)
28/10 - Mafra (SC)
06/11 - Ponta Grossa (PR)
07/11 - Curitiba (PR)
08/11 - Patos de Minas (MG)
09/11 - Blumenau (SC)
09/11 - Uberlândia (MG)
09/11 - Uberaba (MG)
16/11 - São Paulo (SP)
Outras datas serão anunciadas em breve, contemplando os municípios de Rio Branco (AC), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Pouso Alegre (MG), Teresópolis (RJ), Cabo Frio (RJ) e Caxias (RS). Informações importantes: menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Na data da seletiva, esteja sem maquiagem e leve um biquíni/sunga de uso pessoal.