Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Da roça à passarela do SPFW: influencer goiana conta experiência

30 mai 2023 - 10h25
(atualizado às 21h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A influencer Thay Sanqueta, de Rio Verde, cidade do interior de Goiás, com 247 mil habitantes, a quarta mais populosa do Estado, frequenta o São Paulo Fashion Week (SPFW) como colaboradora do site do consultor de moda Arlindo Grund há 9 anos. Mas no último sábado (27), experimentou um sensação inédita em sua vida: pisar pela primeira vez uma passarela da maior semana de moda da América Latina.

Thay Sanqueta
Thay Sanqueta
Foto: Crispo/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

"Foi o lugar mais alto e improvável ao qual já pertenci no mundo da moda brasileira ", disse ao "Elas no Tapete Vermelho", logo após o desfile da grife goiana Thear, que homenageou a poetisa Cora Coralina (1889-1985), também natural do Estado do Centro-Oeste do Brasil e que publicou seu primeiro livro aos 75 anos. O fundador e diretor criativo da marca, Theo Alexandre, e o styling responsável pelo desfile, Marcos Queiroz, convidaram mulheres que, como a poetisa, estavam à frente do seu tempo.

Thay Sanqueta
Thay Sanqueta
Foto: Andy Santana/Agência Brazil News / Elas no Tapete Vermelho

Tanto que também cruzou a passarela outra influencer, a Vovó Izaura Demari, de 82 anos, que também se reinventou após ficar viúva, da mesma forma que Cora Coralina, entre outras mullheres, como a ex-BBB Sarah Aline e a chef Carole Crema.

Vó Izaura Demari desfile Thear
Vó Izaura Demari desfile Thear
Foto: Andy Santana / Brazil News / Elas no Tapete Vermelho

"Para mim, foi um privilégio enorme ter sido escolhida por eles. Além disso, o look que usei tinha uma das estampas mais importantes para Theo. E o maquiador Marcos Costa,  também goiano, me escolheu como uma das mulheres a usar batom vermelho na passarela, como símbolo da ousadia e irreverência, representando as ações de Cora Coralina", afirmou a influencer de 32 anos. A estampa usada por Thay é a de grampos, em referência ao prendedor que a poetisa usava nos cabelos.

Thay Sanqueta
Thay Sanqueta
Foto: Ze Takahashi/@agfotosite / Elas no Tapete Vermelho

Trabalho na roça

Mas por que Thay Sanqueta, sempre elegante, de salto alto e bem maquiada no corredores e desfiles do SPFW, considera sua participação no desfile improvável? Porque foi criada e trabalhou na roça. Com 10 anos, perdeu o pai e, com isso, a família acabou ficando sem recursos. Como o inventário demorou 11 anos para ficar pronto, todos os familíares, inclusive ela, tiveram que trabalhar no campo. "Tive que ajudar nos serviços da roça, como tirar leite de vaca, tratar de porcos e galinhas, fazer cercas. Era uma questão de sobrevivência", contou, emocionada.

Depois cresceu, fez seus estudos na área agrícola (é técnica em agropecuária e fez curso superior em tecnologia em produção de grãos), afinal a cidade onde nasceu e ainda mora, é um dos maiores produtores de grãos de Goiás. O PIB (Produto Interno Bruto) do município se aproxima da casa dos R$ 12 bilhões, o que o coloca entre os 100 maiores do país. "Lá é tudo grão. Moda é um assunto distante", afirmou ela. "Tudo que sei fazer no mercado de moda e marketing aprendi de forma autoditata", disse.

Thay Sanqueta
Thay Sanqueta
Foto: Crispo/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

Algumas mulheres que desfilaram escolheram frases de Cora Coralina para serem "tatuadas" de forma temporária em partes do corpo. Ela escreveu em seu braço os seguintes dizeres "Todas as vidas dentro de mim" e explica o motivo dessa escolha. "Era inimaginável, aquela criança sofrida, com dificuldades financeiras, morando na roça, um dia chegar em um lugar de tamanho previlégio como a passarela do SPFW. Parece que já vivi várias vidas e todas continuam dentro de mim", contou Thay Sanqueta.

Thay com livro Cora Coralina no desfile Thear
Thay com livro Cora Coralina no desfile Thear
Foto: Ryan Souza/Divulgação / Elas no Tapete Vermelho

No final, algumas das mulheres que desfilaram distribuíram o livro "Poemas dos Becos de Goiás e outras estórias mais", a algumas pessoas da primeira fila. Thay entregou seu livro a Arlindo Grund, com quem colabora durante as semanas de moda. "Sem ele, eu não estaria aqui, no SPFW."

Elas no Tapete Vermelho
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade