Das passarelas às ruas: tênis viram queridinhos da moda
Desde que apareceram na passarela das coleções de alta-costura de Paris, as peças esportivas prometem ganhar ainda mais as ruas
Foi-se o tempo em que os tênis eram uniformes de atleta e parceiros só nas horas da academia e passeio no parque. Apesar de terem virado febre absoluta ao ganharem salto plataforma em coleções passadas e terem sido reinventados em estampas, modelos e materiais, eles continuavam em ambientes mais informais. No entanto, nas últimas semanas, chegaram ao lugar mais improvável da moda em que podiam estar e também o mais respeitado do mundo fashion, a semana de alta-costura de Paris. Lá onde os tecidos mais refinados, os estilistas mais disputados e as roupas mais exclusivas, únicas e feitas sob medida concorrem por um espaço.
Neste ambiente, os tênis causaram burburinho como nunca antes ao aparecem nos pés das modelos das grifes Dior e Chanel. Enquanto a primeira grife levou à passarela modelos mais finos com aplicações de pedras e mini-flores, a Chanel mostrou variedade com muitas cores em uma transição entre um estilo mais refinado até o mais esportivo.
“Senti que a garotas os amariam. A maneira como elas desceram as escadas – sem nem eu pedir - foi mais rápido, mais natural. Mas, com este tipo de sapato, você pode fazer isso, mas descer usando uma plataforma é bem mais difícil e não tão bonito”, disse o estilista da Chanel, Karl Lagerfeld, em entrevista exclusiva à revista Harper’s Bazaar, nos bastidores do desfile primavera-verão.
“A presença deles dá uma atitude mais moderna à alta-costura, uma flexibilidade. Além disso, na história da moda, entre 1800 e 1840, as mulheres usavam apenas sapatos baixos, mesmo com vestidos finos, era sempre sapato sem salto”, completou. Os pares da Chanel não têm previsão de quando chegam ao Brasil, mas devem ser vendidos por cerca de $ 3 mil euros (R$ 9.750) e somente em conjunto com as roupas, segundo informou a publicação.
Mas e aí, a moda pega?
Se a presença dos tênis na alta-costura agrada ou não a todos, a novidade só prova uma coisa: eles vieram para ficar. Na ânsia de conquistar as clientes jovens e agregá-las ao mercado ilustre da moda, os tênis chegaram às passarelas de Paris, mas o estilo, que já está nas ruas, deve ganhar ainda mais força em produções mais formais e em ambientes menos prováveis.
“É uma tendência que fica, sempre se adaptando a elementos da temporada. O tênis em si não sai de moda, é ótimo para ser usado em produções do dia a dia, basta saber usar”, explica a consultora de moda Claudia Mattos.
Por isso, se o ambiente permitir, arrisque e misture estilos. Os tênis vão bem com um blazer e calça jeans, além vestidos fluidos e os básicos shorts e saias. “Você pode estar com um item clássico e esportivo e ao mesmo tempo estar linda. É pegar um pouquinho da passarela e levar para o seu dia a dia”, comenta Claudia.
Bem-vindo ao tapete vermelho
Além das ruas e escritórios, é um pulo para que os tênis saiam das passarelas e cheguem aos tapetes vermelhos de premiações da música e do cinema. Famosas que costumam ousar nas produções e ditar moda podem ser as primeiras a adotarem a peça em situações, até então incomuns. “Eles vão bem para celebridades como Rihanna e Miley Cyrus, por exemplo, que vendem um estilo glam e todo mundo espera looks surpreendentes delas”, comenta a consultora de moda.