De Havaianas a H.Stern: grifes brasileiras fazem sucesso no exterior
Bons produtos e boas ideias conquistam território além de onde foram criados. Prova disso são marcas e estilistas nacionais que ganharam espaço em outros países. Há empresas que conquistaram clientela com produtos inovadores, como a Melissa, que transformou o plástico em artigo de prestígio aqui e lá fora.
Em outros casos, consumidores estrangeiros querem vestir um pouco do estilo de ser e viver do brasileiro, sensual, livre e despojado. Nesse caminho, conquistaram espaço no exterior o estilista Carlos Miele e estilistas de moda praia, como Amir Slama. Confira um pouco da trajetória dessas e de outras grifes que brilham aqui e além das fronteiras nacionais.
1 - Alexandre Herchcovitch
O estilista não esperou consolidar sua marca no Brasil para alçar vôos em outros países. Formado em 1993, já fez um desfile no Phytoervas Fashion, em 1994 e, apenas cinco anos depois, estreou na Semana de Moda de Londres. Buscando maior divulgação junto à imprensa internacional, passou a se apresentar na Semana de Moda Paris, em 2001 - foi o segundo a se apresentar no evento, depois de Ocimar Versolato - e depois em Nova York, desde 2006.
Além do reconhecimento de seu trabalho por aqui, Alexandre coleciona boas críticas da imprensa internacional e já foi citado em publicações de todo o mundo um dos mais importantes nomes da moda brasileira. Sobre aumentar a visibilidade da marca fora do país, Herchcovitch admite ser tarefa difícil. "Eles compram superpouco, às vezes apenas cinco peças. Um pedido grande fora do Brasil é de 100 peças. Lá você compete com centenas de marcas. Não é o paraíso e não se faz dinheiro lá fora", já disse em entrevistas. De 2007 a 2010, manteve loja em Tóquio, no Japão.
2 - Amir Slama
O estilista foi um dos responsáveis por colocar a moda praia brasileira na boca e no corpo de mulheres de todo o mundo. À frente da Rosa Chá, grife que criou nos anos 1990, era citado por artistas e modelos. Naomi Campbell dizia que usava biquínis feitos pelo Amir, somente. Foi um dos primeiros a investir no uso de top internacionais nos desfiles de moda. Apesar de ter deixado a grife em 2009, seu trabalho segue tendo reconhecimento em todo o mundo.
Foi homenageado, em Cannes, com o prêmio de Excelência Criativa de 2012 (Creative Excellence Award 2012), oferecido pelos organizadores da feira Mare di Moda, onde em novembro deu uma palestra sobre o lifestyle brasileiro. “Quem faz roupa para a mulher brasileira pode vestir qualquer mulher do mundo. A brasileira é a síntese de todas”, disse em entrevista exclusiva ao Terra no fim do ano passado.
Atualmente, Amir lança coleções com seu nome e mantém uma segunda marca, com peças mais acessíveis, batizada de SAW (South American Way). Amir também assinou três coleções para a C&A, e mantém parcerias com a FiveBlu; outra com a estilista italiana radicada no Brasil MariaSole Cecchi, chamada SNOB (Super Not Ordinary Bikini, feitas com aplicações de Lego e que não vai parar nessa primeira edição); Tok&Stok, Kitchenaid e Phebo.
No próximo mês, lança uma outra coleção de moda com empresa ainda não divulgada. No mercado externo, assina a segunda coleção para a rede de lojas de departamento italiana Yamamay, com cerca de 100 peças, que chega ao mercado europeu na primavera-verão de 2013, além de fazer parte do evento que a loja de departamentos Le Bon Marché promove em maio em Paris, em homenagem ao Brasil.
3 - Carlos Miele
O estilista paulistano criou uma das marcas mais importantes do Brasil nos anos 1980 e 1990, a M.Officer, e que até hoje é uma das mais consumidas no país. Mas Carlos decidiu mostrar seu trabalho, que mistura arte, arquitetura e cultura brasileira, fora do país quando em 2001 estreou na Semana de Moda de Londres.
Um ano depois, passou a desfilar em Nova York, e até hoje integra o calendário de lançamentos da cidade. Desde 2005, é membro do CFDA (Council of Fashion Designers of America). Atualmente, quando se fala em moda brasileira, seu nome é citado, com ajuda de beldades que vestem suas criações como Camilla Belle, Karolina Kurkova, Eva Longoria e até a diva Beyoncé.
A grife já teve aparições em diversos seriados e filmes como na terceira temporada da série de televisão Ugly Betty e também no terceiro episódio da quarta temporada da série Gossip Girl. Além da loja do Meatpacking District, em Nova York, Miele tem lojas em outros 21 países. Segundo a professora de história da Moda Miti Shitara, da escola Santa Marcelina, as criações de Miele trazem referências atemporais com uma bossa brasileira, o que agrada muito aos americanos.
4 - H. Stern
Em 2012, a grife de joias brasileiras inaugurou lojas em Seul (Coreia) e Shangai (China), iniciando presença na Ásia. Mas a história da H. Stern em outros países data já dos anos 1940. Em 1949, foi aberta a primeira loja em Montevidéu, no Uruguai. Aos Estados Unidos, a joalheria chegou em 1960, com loja em Nova York. À famosa Quinta Avenida a grife chegou em 1977 e, em 1997, o espaço foi reinaugurado seguindo um novo padrão de lojas que passou a ser o mundial adotado pela empresa.A presença da H.Stern se estende pela Europa, Dubai, Turquia, América Latina, Moscou e Leste Europeu.
Quanto às linhas, em 1995, foi feito o lançamento da Coleção Mundial, para marcar o 50º aniversário da marca. Essa foi a primeira apresentada simultaneamente em todo o mundo, batizada com nomes de mulheres. Das coleções atuais da marca, uma que está à venda em todas as lojas é a Coleção Stars - que é considerada a coleção-assinatura da H.Stern.
A H. Stern foi aberta em 1945 pelo alemão Hans Stern, como um escritório de compra e venda de pedras preciosas. Para montar o negócio, ele vendeu um acordeão Hohner, única lembrança que trouxe para o Brasil quando deixou a Alemanha, em 1939. Stern significa estrela em alemão. Desde abril de 2011, a atriz Katie Holmes estrela campanhas da grife, que é usada por personalidades internacionais como Jennifer Lopez, Elizabeth Hurley, e Catherina Zeta-Jones, que exibiu um colar de água-marinha e diamantes no Oscar em 2011; e Angelina Jolie, que desfilou com um colar de diamantes, feito especialmente para ela, na premiação em 2004. É a única marca brasileira a integrar o Guide de Luxe, o famoso guia das principais empresas de luxo do mundo.
5 - Havaianas
A marca de sandálias de dedo é sucesso em todo o mundo. "Apesar de toda a publicidade que algumas marcas brasileiras fazem sobre a presença no exterior, poucas são realmente visíveis. E nem estou falando de vendas. Só para dar um exemplo, em uma das minhas aulas, perguntei aos alunos se eles conheciam alguma marca brasileira. O único nome citado foi Havaianas! E eram meninas de cerca de 20 anos, que trabalham ou querem trabalhar com moda, bem antenadas no que esta rolando", diz Silvano Mendes, jornalista brasileiro radicado na França e professor de Comunicação na Esmod de Paris.
A primeira Havaianas foi feita em 1962, com solado de palha de arroz. O produto fez grande sucesso no Brasil nos anos 1970 e 1980 e chegou a ser citado como item da cesta básica do brasileiro, como o arroz e feijão. Em 2000, começou um forte processo de internacionalização e, em 2003, foi dada como presente aos convidados do Oscar. Atualmente, é vendida em mais de 60 países.
6 - Lino Villaventura
O paraense radicado no Ceará tem seu trabalho reconhecido como uma fusão entre a moda internacional e o artesanal brasileiro. "Lino é cultuado no Japão", afirma Miti Shitara, Em 1989, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a World Trade Fashion. O fato rendeu reconhecimento do seu trabalho na imprensa internacional e ajudou na expansão de sua marca, que inaugurou lojas naquele país, Europa e Estados Unidos. As imagens marcantes de suas criações ajudaram a chamar atenção também do mundo das artes: o museu holandês Stedelijk comprou um vídeo que mostrava o trabalho de criação do estilista em 1988 e, em 1995, participou de exposição na Alemanha.
7 - Melissa
A marca foi a responsável por transformar o plástico em objeto de desejo, criando modelos coloridos desde 1979. O primeiro modelo foi batizado de Aranha, produzido até hoje e um dos ícones da grife. A inspiração veio dos sapatos usados por pescadores no litoral francês. As Melissas fizeram muito sucesso nos anos 80, inclusive aparecendo em novelas. A partir dos anos 2000, a grife passou a convidar estilistas, artistas plásticos e outros a desenhar modelos exclusivos, entre eles a estilista inglesa Vivienne Westwood, os irmãos Campana e a arquiteta Zaha Hadid.
O kaiser da moda Karl Lagerfeld é o mais novo nome a integrar a lista de estilistas parceiros da grife. A primeira coleção será lançada em março de 2013, com quatro modelos, para a coleção inverno. Gareth Pugh, Alexandre Herchcovitch e Jason Wu são outros nomes que já assinaram coleções para a empresa. Segundo o jornalista Silvano Mendes, a marca é, sim, reconhecida, mas poucos conhecem sua história. "Entre meus alunos, muitos conhecem a marca, mas poucos sabem que é brasileira", afirmou.