Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De Lady Gaga a Diana: veja 25 polêmicas de todos os tempos

14 set 2012 - 12h47
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma imagem vale mais do que mil palavras, diz um ditado chinês. Pois imagine quando essa imagem é controversa. A moda não foge à regra e são muitas as polêmicas geradas ao longo das décadas. O jornal espanhol El Pais reuniu 25 fatos que causaram muita repercussão na moda, seja nos figurinos de filmes ou nos looks de atrizes e cantoras, além de erros de etiqueta. A lista traz também criações que marcaram importantes mudanças de comportamento feminino. Alguns fatos ganharam repercussão na Espanha, mas valem assim mesmo.

O tapete vermelho já foi palco para diversos figurinos polêmicos das famosas
O tapete vermelho já foi palco para diversos figurinos polêmicos das famosas
Foto: Getty Images/AFP

Quebra de protocolo

A princesa Letizia da Espanha não prestou atenção ao protocolo para uso de cores quando recebeu o papa Bento XVI em visita oficial a Santiago da Compostela, em 2010. A nobre usava roupas brancas que, segundo regras do Vaticano, só podem aparecer no visual de rainhas, pois o tom é reservado apenas ao pontífice.

Nu de silhueta jovem

Nos anos 1990, a modelo Kate Moss posou para campanha da Calvin Klein exibindo sua silhueta miúda, quase infantil, ao lado do ator, que na época era modelo, Mark Wahlberg.

Look sensual da realeza

O modelo foi batizado de ‘vestido da vingança’ e foi usado por Diana em 1994, dois anos após o divórcio do Príncipe Charles. Nesse dia, Charles havia dado entrevista à TV, relevando que manteve caso com Camilla Bowles, sua atual mulher, enquanto ainda era casado. Segundo protocolos da realeza, o preto é usado apenas em casos de luto e, além disso, a roupa era justa e curta.

Nu nos anos 1920

A polêmica aqui se deu pela falta de roupas. O visual da dançarina Josephine Baker ainda seria provocante hoje, imagine nos anos 1920. A saia feita com bananas é uma das mais famosas da história da moda.

Vestido com fendas de Elizabeth Hurley

O modelo da Versace usado pela atriz em evento de lançamento do filme Quatro Casamentos e um Funeral, chamou muita atenção na época e foi eleito como o melhor figurino de tapete vermelho de todos os tempos, segundo eleição feita com leitores do jornal inglês Telegraph.

Look melindrosa

O adjetivo significa moça de maneira afetada e com roupas extravagantes, mas, além disso, significou a quebra de padrões de comportamento importantes nos anos 1920. O look, solto e curto libertou as mulheres dos corpetes e roupas rígidas usadas até então. A imagem é usada na moda até hoje como mostra a modelo Kate Moss.

O tomara que caia de Rita Hayworth

O vestido se transformou em símbolo de sensualidade. A peça fez parte do figurino do filme Gilda, de 1946 e, ao lado das luvas, entrou para a história do cinema.

Decote abissal

Jennifer Lopez aumentou sua notoriedade ao aparecer usando vestido com enorme fenda até o umbigo e sem sutiã da marca Versace, em entrega dos prêmios Grammy de 2000.

New Look

A silhueta proposta por Christian Dior nos anos 1950 marcou uma década e se transformou em um dos fatos mais importantes da história da moda.

Vestido branco

O vestido branco usado por Marilyn Monroe no filme O Pecado Mora ao Lado, de 1956, causou polêmica em Hollywood, mas se transformou em um dos ícones da moda de todos os tempos.

Biquíni de Bond Girl

Quem não se lembra da imagem da atriz Úrsula Andress de biquíni no filme 007 Contra o Dr.No? A produção é de 1962 e, em 2007, a referência foi usada em look da atriz Halle Berry, que viveu uma Bond Girl no filme Um Outro Dia para Morrer.

Vestido de carne

Os visuais excêntricos da cantora Lady Gaga ficaram longe da polêmica causada pelo vestido feito de carne, por Franc Fernández, usado pela popstar em 2010.

Terno feminino

O que hoje parece tão normal,causou uma revolução na moda, mais precisamente nos anos 1960, quando Yves Saint Laurent criou ternos para mulheres.

Minissaia

Outra peça que aparece nos anos 1960 é a saia curta, cuja invenção é creditada à estilista inglesa Mary Quant, que na foto usa vestido curtinho.

Noiva de Madonna

O visual da cantora Madonna da década de 1980 causou polêmica por reunir nudez, agressividade e ícones considerados sagrados, como cruzes e até um vestido de noiva, usado em premiação da MTV em 1984.

A falta da calcinha

Não são raros os episódios nos quais celebridades deixam a calcinha em casa e são fotografadas em cenas indiscretas. Mas Sharon Stone imortalizou a atitude usando um minivestido branco com paletó no filme Instinto Selvagem, de 1992.

Erro de protocolo

Se mostrar demais o corpo é geralmente tema para polêmica, o uso de calças não é bem-visto em alguns eventos oficiais. A ex-ministra da defesa espanhola Carme Chacón foi duramente criticada ao usar a peça em evento oficial, durante a Páscoa em 2009.

Demissão bem-vinda

O estilista Marc Jacobs, que hoje é um dos mais bem-sucedidos no mundo, foi demitido da marca Perry Ellis em 1992 após criar coleção inspirada no movimento grunge. Apesar disso, ele ganhou prêmio de estilista do ano e passou a fazer do movimento musical um dos principais temas de suas coleções até hoje.

Punk sexy

Referências punk aparecem hoje misturadas a diferentes propostas, mas a cantora Debbie Harry foi criticada nos anos 1980 quando adotou peças mais sensuais. Depois, virou ícone de moda.

O vestido de cisne

A fábula do pato que se transforma num lindo cisne não ajudou a cantora Bjork, que usou vestido com a forma da ave no Oscar de 2000. O modelo de Marjan Pejoski figura até hoje em listas dos piores looks dos tapetes vermelhos de todos os tempos.

Quase tudo à mostra

A cantora e atriz Cher sempre foi fã de figurinos excêntricos, mas foi duramente criticada pelo look transparente que usou na cerimônia do Oscar de 1988. O visual também é frequentemente lembrado em eleições dos piores modelos de todos os tempos.

Camiseta política

A atriz Winona Ryder já foi tema de reportagens na imprensa devido a acusações de roubo – ela teria roubado diversos acessórios na Saks de Los Angeles no fim de 2001. Uma loja da cidade criou camisetas com as palavras “Winona livre” com a qual a atriz posou para uma capa da revista W de 2002.

Coleção polêmica

A marca espanhola Davidelfin criou coleção em 2002 que trazia a imagem de mulheres com capuzes e cordas no pescoço, o que foi criticado por alguns por fazer associação à violência contra a mulher.

Seio à mostra em rede nacional

O final do torneio Super Bowl nos Estados Unidos é uma das maiores audiências da TV americana no ano. Imagine quando a cantora Janet Jackson fica com um dos seios à mostra, ao lado de Justin Timberlake, em 2004. Na performance,  o cantor arrancava parte da roupa dela. Precisa explicar?

Burca no tapete vermelho

A peça, que é obrigatória em alguns países, foi escolhida pela cantora indiana M.I.A. para premiação nos Estados Unidos em 2010. Segundo ela, foi um ato de protesto contra a imposição por manter o corpo, incluindo o rosto, coberto.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade