Designers criam biquínis para mulheres que tiraram a mama
Uma dupla finlandesa decidiu fazer modelos de roupa de praia adaptadas para mulheres que fizeram mastectomia
A dupla de designers finlandesas, Katriina Haikala e Vilma Metteri, criou uma nova gama de roupas de banho para mulheres que passaram por mastectomia, após enfrentarem o câncer de mama. O projeto intitulado Monokini 2.0 – nome inspirado em Rudi Gernreich, que projetou um maiô em que ambos os seios ficavam expostos nos anos 1960 - tem o objetivo de remontar a visão do público em relação à beleza e aparência física da mulher. As informações são do Daily Mail.
A ideia foi inspirada em Elina Halttunen, uma mulher diagnosticada com câncer de mama que precisou passar pelo procedimento de mastectomia. Enquanto muitas mulheres optam por fazer cirurgia reconstrutiva após a retirada da mama, Elina escolheu aceitar o novo corpo. Quando precisou comprar um biquíni, porém, não encontrou um modelo adequado para a condição em que estava.
"Esforçamo-nos para criar o que é aceito e considerado bonito, projetando uma coleção moda praia para as mulheres que passaram por câncer de mama e mastectomia”, disse Katriina. “Elina nos contatou há dois anos. Como artistas, nós tivemos que lidar com as questões de gênero e sexualidade”, continuou. Os modelos combinam recortes, cores e aplicações diferentes.
Elina desenhou o traje laranja que usou para o ensaio fotográfico do projeto. “Eu não quero esconder, não quero parar de nadar, não quero passar por cirurgias plásticas, nem ser forçada a usar prótese na praia. Quero me sentir livre como sempre fui antes do câncer e o Monokini 2.0 me deu essa chance”, relatou.
Aprenda mais sobre obesidade, alimentação saudável e a importância da atividade física. Curso certificado pelo MEC, matricule-se agora