Estilista da semana de moda de Londres desfila no Ceará
O italiano Nico Didonna mora na capital inglesa e veio ao Brasil pela primeira vez, especialmente para o Dragão Fashion
Nascido na Itália, mas radicado em Londres, Nico Didonna, que faz parte do line-up da semana de moda de Londres desde 2007, esteve pela primeira vez no Brasil especialmente para desfilar uma coleção criada por ele para o Dragão Fashion Brasil, semana de moda nordestina, realizada em Fortaleza. Ele foi o terceiro estilista a cruzar a passarela nesta sexta-feira (25).
"Nunca tinha vindo ao Brasil, gostei daqui, mas é muito quente", contou durante conversa exclusiva ao Terra nos bastidores do desfile em um dia que os termômetros marcaram mais de 35ºC na capital cearense. E justamente por causa das altas temperaturas que predominam na região Nordeste do país, o estilista não pode trazer sua última coleção para cá e criou novas peças especialmente para o evento brasileiro.
No processo de criação desta coleção, Nico manteve na cabeça a impressão que tem da moda nacional: "não conheço muito a moda brasileira, acompanho alguns desfiles, mas não sei falar sobre nenhum estilista. O que sei é que as mulheres brasileiras gostam de se vestir bem por isso fiz peças pensando nisso e usando materiais de alta qualidade", explicou. Segundo ele, sua ligação mais estreita com o País vem dos vários brasileiros, entre modelos e maquiadores, com que ele trabalha na Inglaterra. Depois da rápida passagem pelo Brasil, Nico volta para Londres onde se prepara para arrecadar fundos para o desfile de setembro da semana de moda inglesa.
O desfile
A coleção de Nico Didonna se caracteriza pelo modelo wrap, vestido conhecido como envelope no Brasil. A grande parte deles vem com característica de moda-festa. "A ideia é que as peças possam mudar de formato de acordo com a pessoa que usa", explicou o estilista. Na passarela, além do modelo predominante, as cores, especialmente o preto e o branco foram protagonistas, já que quase todos os looks eram de tecidos lisos e as estampas pouco apareceram. Primeiro, surgiram combinados em vestidos de diversos comprimentos, depois o branco veio monocromático, seguido por outros tons, como roxo, azul e vermelho, para então o preto aparecer novamente no encerramento.
Os modelos de corte simples eram bem parecidos e valorizavam as curvas femininas, em sua maioria justos e decotados. Os detalhes de nós e amarrações na cintura apareceram em boa parte dos vestidos, assim como a frente única e laços que eram amarrados no fim das costas. Fendas generosas também faziam parte de alguns looks e as costas nuas predominaram. O brilho foi discreto em bordados de paetês e canutilho em peças pontuais e como detalhe.
Dragão Fashion Brasil
A 15ª edição do Dragão Fashion Brasil acontece entre os dias 23 e 27 de abril, em Fortaleza, no Ceará. Com o tema “A moda move o mundo”, o evento é a maior semana de moda do nordeste e reúne tendências regionais e internacionais. A programação oferece 41 desfiles, além de workshops, oficinas e palestras. Entre os nomes consagrados que pisarão na passarela estão Lino Villaventura, Ivan Aguilar e Make B. Todos os desfiles do Dragão Fashion Brasil serão transmitidos na íntegra pelo Terra.