Estilo preppy: tendência volta e fisga famosas. Dicas de como reproduzir looks
Controversa estética de uniformes escolares de alto nível social e econômico valoriza o atemporal
Já ouviu falar da tendência preppy? O nome vem da abreviação em inglês que significa "preparatório", que são escolas renomadas focadas no vestibular, muito comuns nos Estados Unidos. O alto nível social e econômico era imprescindível para fazer parte desse grupo. A forma de se vestir, de falar, de agir e o lifestyle luxuoso formavam esse status social específico.
Quem não se lembra da Cher e suas amigas com as saias curtas de pregas no filme "As patricinhas de Beverly Hills", de 1995?
Por isso, a estética é cheia de símbolos que remetem a uniformes escolares. O estilo colegial surgiu no início da década de 1970 e com o passar dos anos se popularizou. Aqui no Brasil ficou conhecido mais por "patricinha" e "mauricinho". Queridinho de famosas e fashionistas, ele voltou com tudo aos holofotes por causa da nova geração, que desfila o visual nas ruas e nas redes sociais.
O estilo preppy está presente também nas telinhas, em filmes e séries, como em "Gossip Girl". Como esquecer do casal Blair Waldorf e Chuck Bass? Eles fizeram tanto sucesso que continuam sendo considerados ícones fashion até hoje.
Para aderir ao visual clássico, peças versáteis podem fazer parte de diversas propostas, por isso não tenha medo de investir. Cardigã, camisa de gola laço, trench coat e minissaias são indispensáveis. Aposte em sobreposições, na meia-calça, acessórios com uma pegada vintage, boinas, bolsas e baguetes. Nos pés, opte pelo oxford, sapatilhas e botas.
O fato é que a nostalgia por looks da virada do milênio está em alta, porém apesar da popularidade, muitos encontram dificuldade em se identificar com produções vinculadas ao tema. Mesmo com o boom contemporâneo, a tendência gera controvérsia por valorizar um estilo de vida elitista. E você, o que acha?