Apoena lança coleção inspirada na Turma da Mônica: "mulher sexy"
Criada por Kátia Ferreira, a marca Apoena traz à edição de verão do Fashion Rio, realizada nesta semana na capital fluminense, uma coleção inspirada na personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa há 50 anos. Para criar o conceito, Kátia contou ao Terra que pensou em como seria a líder da Turma da Mônica com cinco décadas de idade.
“A gente fala que a Mônica seria uma mulher corajosa, sexy e que gosta de transparência, além de segura, que gosta de vermelho até hoje, pois a cor continua sendo a sua favorita. É a mesma Mônica da infância, que está lá, na alma do Mauricio", explicou a estilista, no backstage da grife.
Kátia ainda comentou sobre a parceria com Mauricio de Sousa, que incluiu visita da equipe da Apoena aos estúdios do cartunista. “Pude ver todo o acervo, os desenhos, como é que os desenhistas produzem o gibi. A gente teve uma imersão. E depois dessa ida, tivemos um encontro com o diretor de arte e foi um mergulho no mundo da Mônica. Então transferimos isso tudo para a ideia da roupa”, descreveu ela.
Mauricio, por sua vez, afirmou que a escolha da Apoena se deu devido à “sintonia” de sua filha Mônica – que inspirou a criação da personagem – com a equipe de Kátia. “A Mônica acreditou que eles faziam um trabalho bonito, então nisso nasceu a oportunidade de mantermos uma grife trabalhando conosco para entrarmos na moda adulta", disse o cartunista.
Confira abaixo a entrevista completa com Mauricio de Sousa.
Terra - Como decidiu fazer a parceria com a Apoena?
Mauricio de Sousa - A Mônica (filha de Mauricio) e a Kátia combinaram de criar modelitos lindos, usando os personagens e comemorando os 50 anos da Mônica, neste ano. Eles me pediram desenhos e criaram coisas realmente inéditas, diferentes, talvez uma saída para roupas que podem ser usadas por jovens e adultos, sem problema nenhum. Eu estava esperando essa oportunidade e acho que aqui teremos a chance de mostrar alguns modelos, algumas criações, que são a porta de entrada da nossa moda para jovens e adultos. Fiquei muito feliz por isso.
Terra -Quais são suas peças preferidas?
Mauricio - (Mauricio mostra um colete branco, estampado com o coelhinho Sansão em preto, e um blazer de quadrinhos). Olha isso aqui (mostra o blazer). Acho que vou vender para o turista americano que chega aqui. É bem o estilo do turista americano.
Terra - Essa é a primeira vez que você tem um contato mais próximo com o mundo da moda?
Mauricio -
Tivemos há muito tempo, alguma coisa em São Paulo, mas foi só o desfile, não havia um projeto. Aqui é um projeto. Essa é primeira vez e é para continuar, para criarmos juntos e irmos buscar mais modelos e mais ideias. Para sentirmos também, com a parceria e com a interatividade com o público, o que eles acham, querem... E estamos prontos para produzir o que eles desejarem, com um ineditismo que poucas vezes pude conhecer.
Terra - Então você espera que a parceria seja de longa duração?
Mauricio -
Ah, é lógico, olha só isso aqui (aponta para as araras cheias de peças)! Se não fosse isso não conseguiríamos tirar essas coisas da gaveta.
Terra - Como foi sua participação no processo criativo?
Mauricio -
O nosso processo criativo foi fazer desenhos mais adequados para este tipo de produto e a criatividade foi deles, dos designers e do pessoal da Apoena.
Terra - Você não interferiu na escolha de tecidos?
Mauricio -
Eu prefiro deixar, não interferir e ter belas surpresas, como tive aqui.
Terra - Você já pensou em levar o mundo da moda para os quadrinhos?
Mauricio -
Lógico! Teríamos que fazer isso para a turma jovem, vem aí no futuro.