'Carão': modelos explicam como parecer poderosa e sensual nas fotos
Modelos contam o que fazem para posar e sair bem nas fotos e nos desfiles
Aprender a posar para fotos vem com muito treino, segundo as modelos entrevistadas pelo Terra no Fashion Rio. Elas se transformam de meninas meigas a mulheres fatais quando são clicadas. Para chegar à pose desejada, estudam os melhores ângulos e treinam posição da boca e olhares em frente ao espelho. “Para fazer carão, tem que se sentir poderosa. Penso ‘sou bonita e eu posso’”, contou Daiane Meneghel. Ela disse que costuma deixar a boca relaxada, se a foto for para parecer triste o olhar deve ser baixo, se a ideia é ser mais séria, faz um olhar fixo.
Carolina Thaler explicou que tudo depende do que o cliente quer. Mas algumas posições ela já aprendeu que não ficam bem: “abaixar muito o rosto fica com olheira, não fica legal. A boca costumo deixar meio aberta e solta. O olhar depende da história”. O aprendizado acontece na relação com os fotógrafos que dão dicas do melhor ângulo para a luz, ensinam como deve ser o olhar e a pose, disse Luana Teifke. “Dá trabalho para aprender o carão, algumas meninas já nascem sabendo, eu aprendi”, contou.
Camila Hansen teve que passar por muito treino para encontrar o melhor ângulo para posar, tanto em ensaios fotográficos como em frente ao espelho. “Hoje sei que acho mais bonito o lado esquerdo do meu rosto, que fica legal os lábios um pouco abertos e olhos mais fechadinhos”, descreveu. Quando Thaís Romão estava começando a modelar ficava treinando em casa o melhor ângulo, se ficava melhor de boca mais fechada ou aberta. “Para fazer carão, fixo bem o olhar na câmera, olhar fatal”, disse ela.
Isabela Melo não teve dificuldade em se transformar em mulher fatal desde o início da carreira. “O formato dos meus olhos e da sobrancelha já favorecem, o carão é instantâneo quando me concentro. Gosto de olhar bem marcado, para criar meu próprio estilo e todos saberem quem sou eu”, disse. “É pensar que pode e que consegue. Poso de diversas formas para o fotógrafo ter opções, mas o carão vem com o tempo”, disse Bruna Ludtke.
Em um desfile, por exemplo, Bruna disse que o olhar deve ser focado para as fotos ficarem boas. “A maioria dos estilistas pede para ficarmos sérias, quando é um desfile de verão, pedem um sorriso no olhar. No inverno que as roupas são mais pesadas e é um desfile mais frio, ficamos sérias. Sorrir mesmo só em editoriais e fotos no backstage”, contou a modelo. A pose preferida dela é com o rosto levemente na diagonal.Para fazer carão, Jessica Pantano fez treinos indicados pelo booker. “Na hora, penso como está meu rosto, procuro um bom ângulo e forço o olhar como se estivesse brava , mas sem franzir. Deixo a boca entreaberta e relaxada”, descreveu.
Fashion Rio Verão 2014
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 15 e 19, os desfiles serão transmitidos direto da Marina da Glória, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi.
Nesta temporada de verão, o Fashion Rio conta com os desfiles de 25 grifes, entre elas Blue Man, TNG e Herchcovitch. Esta edição do evento marca de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira.