Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vida útil: modelos contam em quanto tempo 'se aposentam'

Modelos começam a trabalhar jovens, em média aos 15 anos, e se despedem da passarela por volta dos 25

16 abr 2013 - 09h22
(atualizado às 11h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A aposentadoria está cada vez mais distante para a maioria dos profissionais, no entanto, o mundo da moda caminha em sentido oposto à esta realidade. As modelos começam a trabalhar jovens, em média, aos 15 anos, e se despedem da passarela das semanas de moda por volta dos 25 ou 30 anos, segundo as tops entrevistadas pelo Terra, no Fashion Rio.

<p>A grife Filhas de Gaia desfila no Fashion Rio, a segunda marca a apresentar sua coleção no evento</p>
A grife Filhas de Gaia desfila no Fashion Rio, a segunda marca a apresentar sua coleção no evento
Foto: Bruno Santos / Terra

Mas, não é uma regra, disse Ana Carla Vanini, 19 anos. “Depende do perfil da modelo, tem algumas que conseguem disfarçar a idade, vai para a parte comercial da moda, fazer publicidade, mas desfile mesmo acho que até uns 30”, opinou. Sabendo deste prazo de validade da carreira, Ana já tem planos de estudar Engenharia Civil quando sair do mercado fashion. “Quero fazer faculdade, algo que garanta mesmo o meu futuro”, justificou.

“Depois dos 30 fica mais difícil. Só se tiver uma carreira muito boa, como a Gisele (Bündchen)”, afirmou Tamirys Braz, 23 anos. Pensando nisso, Tamirys cursa faculdade de Arquitetura. A modelo Alexia Bellini, 17 anos, também destacou as exceções quanto à idade: “tem modelo com 32 anos que está aí, as famosas podem”. Segundo ela, a condição para continuar nas passarelas implica na conservação do corpo e beleza da profissional. “A gente fala 30 anos porque depois fica mais difícil de manter o corpo”, explicou.

Dependendo do patamar atingido na carreira até os 30 anos, a modelo continua no mercado por tempo indeterminado, disse Indira Carvalho, 21 anos. “Se fosse assim, se houvesse esse limite mesmo, o que seria da Naomi Campbell?”, acrescentou. As entrevistadas lembraram, porém, que não são todas as modelos que alcançam a fama e prestígio de “top”. Marinheira de primeira viagem no Fashion Rio, Tainá Santos, 17 anos, está em busca de um plano B: “gosto de ter uma saída, ainda não decidi o que fazer, mas pode ser Administração”, cogitou.

“Acho que aos 28 ou 29 anos você encerra a carreira. Nunca fiz teatro, mas acho que atuar deve ser bem legal, pode ser que eu parta para este lado”, contou Daniela Braga, 21 anos, que descobriu o gosto depois de fazer comerciais de TV e gravar um videoclipe. Rute Radiske, 18 anos, quer seguir na moda o mais longe que conseguir. “Quero continuar depois dos 30”, disse. Carolla, 20 anos, quer ficar no mundo fashion “para sempre”. “Se a pessoa estiver incrível e linda, vai trabalhar”, afirmou. “Tenho que dar certo, não existe plano B. Sinto prazer em desfilar”, contou.

Mariana Coldebella, 25 anos, afirmou que idade limite para desfilar envolve uma série de condições. “Kate Moss e Gisele Bündchen são exemplos de que, com carreira sólida, idade não é barreira para nada”, disse. “Meu sonho sempre foi ser médica, mas não coloco rédeas na minha vida, vou continuar na moda enquanto isso estiver me fazendo feliz, quando eu sentir que preciso de mudança, eu mudo”, completou.

Suki, 18 anos, acredita que o mercado está mais flexível atualmente. “Antes, com 23 ou 24 anos as modelos estavam aposentadas, hoje demora mais. É relativo, dependendo da carreira de cada uma”, opinou. Ela está focada no mundo fashion, porém, se algo der errado, Suki contou que pensa em estudar Gastronomia. “Amo cozinhar. As pessoas costumam aprovar o que eu preparo, nunca ninguém reclamou”, contou.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/infograficos/fashion-rio-n1/iframe.htm" href="http://moda.terra.com.br/infograficos/fashion-rio-n1/iframe.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;

Fashion Rio Verão 2014

Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 15 e 19, os desfiles serão transmitidos direto da Marina da Glória, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi.

Nesta temporada de verão, o Fashion Rio conta com os desfiles de 25 grifes, entre elas Blue ManTNG e Herchcovitch. Esta edição do evento marca de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade