Blue Man mistura corte portuguesa com estampas tropicais em moda praia
Com o tema O Império Tropical do Brasil, a Blue Man fez um desfile que explodiu em cores e peças decoradas, misturando o barroco português com a fauna e a flora brasileira. O lugar para apresentar o verão 2013/2014 foi escolhido a dedo: o Palácio São Clemente, residência oficial do cônsul português no Rio de Janeiro, construído em 1961 para abrigar o que seria a embaixada do país no Brasil, depois transferida para Brasília.
Um coquetel recepcionava os convidados nos salões de festa, com lustres de cristal, madeiras no chão e mármore. As cadeiras se espalhavam dentro e fora, na varanda, que tem vista para o Cristo Redentor. Daiane Conterato abriu a apresentação com um maiô com estampa que lembra o barroco português, mas com toques de brasilidade. Ana Beatriz Barros finalizou, com um bodysuit como os usados por surfistas, mas ultradecorado com a mistura de fauna e flora tropical.
Moda praia já é sinônimo de pouca roupa, para ir ainda mais fundo nessa premissa, o diretor criativo Thomaz Azulay apostou ainda na tendência que tem dominado as passarelas: as transparências por meio de tule. Calcinhas, sutiãs, tops, hot pants e maiôs vinham apenas com o essencial coberto com tecidos estampados e, mesmo em modelagem maior, a pele ficava à mostra, com o tecido em tela. A modelagem vem para todos os corpos, calcinhas maiores e menores, sutiãs tomara que caia ou presos com fitas no meio dos seios e amarrados no pescoço.
Amarradinhos na lateral ou mais retos, maiôs engana-mamãe, tops e bodies fechados. E, claro, não faltaram biquínis de jeans manchados e meio esgarçados no acabamento, como o que desfilou Alicia Kuczman, uma das marcas da grife. A praia da Blue Man é democrática, para mulheres e homens, com suas sungas, bermudas e camisas superdecoradas. E fora dela também. No material de divulgação, um aviso: "A Blue Man navega em novos mares e alerta: Terra à vista".
A mensagem pode ser decifrada com as roupas para serem usadas fora da areia ou como saídas de praia: uma sucessão de pantalonas, saias longas, vestidos curtos, camisas e até casaquinhos curtos de mangas compridas, leggings e macacões. Tudo sempre na linguagem da coleção: estampa, estampa, estampa... misturadas a cores vivas ou mais amenas, como os azuis e brancos dos azulejos portugueses.
Os acessórios vêm também exuberantes, como os bonés superdecorados, com detalhes dourados e pedras, maxicolares e maxibraceletes de acrílico, com pedras que fazem referências aos lustres de cristal dos palácios reais ou com matérias que lembram peças indígenas. Nos pés, sapatos com saltos de acrílico coloridos e plástico transparente por cima. Tudo over e misturado, ideal para as praias ensolaradas brasileiras.
Fashion Rio Verão 2014
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 15 e 19, os desfiles serão transmitidos direto da Marina da Glória, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi.
Nesta temporada de verão, o Fashion Rio conta com os desfiles de 25 grifes, entre elas Blue Man, TNG e Herchcovitch. Esta edição do evento marca de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira.