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Produção do Fashion Rio 'corre' para deixar estrutura pronta

6 nov 2012 - 20h27
(atualizado em 7/11/2012 às 17h41)
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A poucas horas da abertura do Fashion Rio, o Píer Mauá, na região central do Rio de Janeiro, recebia decoração, pintura e instalações de equipamentos.  O evento terá início na próxima quarta-feira (7) e apresentará 19 desfiles da coleção de inverno. Ao lado de onde acontecerá a semana de moda carioca, está instalado o Rio à Porter. Os dois eventos somaram o gasto de R$ 10 milhões e a expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas passem pelo cenário fashion do porto nos próximos três dias.

O Píer Mauá recebe os retoques finais para receber o Fashion Rio
O Píer Mauá recebe os retoques finais para receber o Fashion Rio
Foto: Thaís Sabino / Especial para Terra

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Esta edição da semana de moda marca o retorno do evento para o Píer que, por estar em reforma no meio do ano, não pôde sediar o Fashion Rio de verão. Apesar de durar menos dias que as outras edições, segundo a assessoria de imprensa do evento, serão apenas dois desfiles a menos do que o usual. O que diminui é o espaço social. Esta edição contará com os lounges dos patrocinadores, entre eles, Melissa – onde acontecerão shows de pop rock -, Ipanema, Boticário – com direito a maquiagem e spa - e Governo do Estado.

Logo na entrada do Píer é possível ver ilustrações coloridas inspiradas na cidade carioca. A obra, feita especialmente para esta edição do Fashion Rio, é do ilustrador Felipe Jardim. Na área de convivência as paredes também foram decoradas por eles. Mais um ano, a Abit terá um estande para receber o público. Por volta das 18h, as paredes feitas de tecido e decoração em madeira do estande ainda recebiam os últimos ajustes. “Buscamos brasilidade”, disse o sócio da empresa da produção do estande, Sanzio Oliveira, sobre o ambiente.

Nas salas de desfiles, técnicos de luz e som testavam os equipamentos, enquanto outros membros da produção arrumavam estofados e tapetes. O trabalho começou cedo: “estou aqui desde as 8h, vou ficar até 19h30, 20h quando vierem me render”, contou o segurança Neivaldo Ramos. Ele e mais dois colegas de trabalho, Willian da Costa e Ana Beatriz dos Santos Ribeiro, estarão de plantão todos os dias do evento, pois a segurança será feita 24 horas. O técnico Diego Santos da Silva teve sorte: foi chamado para manutenção do ar condicionado, em 30 minutos resolveu o problema e foi para casa. No backstage, o clima calmo – bem diferente do que ocorre nos dias de desfile -, araras vazias e bancas com espelhos iluminados, prontos para receber as modelos.

Para comer, a tradicional barraquinha de cachorro-quente, “carrocinha Geneal”, como é conhecida no Rio, estará circulando pelo evento. O lanche simples custa R$ 5 e existe há mais de 50 anos na cidade. Além disso, a champanheria Santa Fortuna servirá aos visitantes champanhes, queijos na ardósia e risotos.

Quem não quer perder tempo nos negócios pode aproveitar para dar um pulo no Rio à Porter. Além das coleções que podem ser encomendadas para venda em lojas, esta edição traz uma novidade, o Luk Buk. É uma espécie de rede social de estilos em que o usuário pode criar combinações com roupas de verdade, até mesmo do seu próprio guarda-roupa, e compartilhar na rede. Também é possível montar looks para cada ocasião e deixá-los salvos. O site organizará um concurso a partir de amanhã até 28 de novembro, para eleger a melhor escolha de peças. Os prêmios vão de jantares renomados a passeio de helicóptero.

Fashion Rio Inverno 2013

Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de inverno 2013 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 7 e 9, os desfiles serão transmitidos direto do Píer Mauá, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e das jornalistas de moda Iesa Rodrigues e Tatiana Sisti.

O Fashion Rio reúne 18 desfiles em uma edição extra, a terceira de 2012, responsável por finalizar a transição para o novo calendário da moda brasileira. Seriam 19 desfiles ao todo, no entanto a grife Ágatha cancelou sua apresentação. A partir de 2013, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno em outubro.

Fonte: Terra
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