Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fim do mistério: estudo diz que vestido era azul e marrom

Foto foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais e correu o mundo com a dúvida: vestido era branco e dourado ou preto e azul?

15 mai 2015 - 10h27
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Um mistério fashion tomou conta das redes sociais recentemente: o tal vestido de uma foto era azul e preto, ou branco e dourado? Finalmente, parece que cientistas chegaram a uma conclusão: o vestido mais comentado dos últimos tempos era marrom e azul. Com informações do site do jornal The Mirror.

A peça virou assunto em fevereiro, quando foi postada no Tumblr. A foto começou a ser compartilhada ao passo que as pessoas discordavam sobre suas cores.

A diferença, explicam os especialistas, está na forma como o nosso cérebro filtra a luz, e se estamos mais acostumados em processar luzes interiores ou externas. Os cientistas acreditam que este é o exemplo mais dramático já documentado sobre a percepção de cores.

Um estudo com mais de 1.400 pessoas, incluindo 300 que tinham acabado de ser apresentadas ao tal vestido, mostrou que todas elas viam três combinações principais – azul e preto, e branco e dourado; com um pequeno contingente apostando na combinação entre azul e marrom.

O neurocientista americano Bevil Conway, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse que as pessoas que percebem as cores branca e dourada podem ser mais sintonizadas com a luz do dia, enquanto que as que enxergam o preto e azul estão mais acostumadas à iluminação interna.

Já os que juram que o vestido é marrom e azul estão em algum lugar entre os dois. “A grande questão é descobrir o que causa essas diferenças na população”, observou o especialista.

Ele também descobriu que a percepção muda de acordo com a idade e o sexo. As pessoas mais velhas e mulheres tendem a ver mais branco e dourado, enquanto que a maior proporção de jovens aposta no azul e preto. 

Você usaria? Você usaria?

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade