Gustavo Silvestre colabora com desfile de Germanier em Paris
O suíço Kevin Germanier apresentou sua coleção de primavera-verão 2024, na Semana de Moda de Paris, na terça-feira (26). Pela segunda vez, contou com a colaboração do brasileiro Gustavo Silvestre. As peças foram desenvolvidas juntamente com uma equipe de artesãs que fazem parte do projeto Ponto Firme, composto por mulheres imigrantes, mulheres propensas e/ou resgatadas do trabalho análogo à escravidão na indústria têxtil de São Paulo e pessoas trans em situação de vulnerabilidade social.
"Kevin me convidou para essa segunda collab depois de ter visto o desfile do Ponto Firme, realizado em junho deste ano, no edifício Copan, na programação do SPFW. Ele ficou impressionado com o ineditismo dos materiais que desenvolvemos, em que utilizamos peças metálicas e plásticas, cortadas a laser no formato necessário para acoplar no crochê dos fios da Círculo. Esse trabalho, feito por mais de 30 artesãos, resultou em looks coloridos, com muito brilho, texturas e com efeito tridimensional, que tinham como enredo o uso de tecnologias e da inteligência artificial com o fazer manual", disse Silvestre. "Eu acredito que essa preocupação com a sustentabilidade, a inovação através dos materiais e as técnicas manuais é o que une os nossos trabalhos", completou.
Foram quatro meses de produção e mais de 500 horas dedicadas somente ao trabalho manual, sem contar as outras etapas de confecção. O resultado? Quatro looks totalmente exclusivos, além de outras peças para compor o styling do desfile. Ligada à moda sustentável, os modelos são confeccionados com tecidos reaproveitados, lantejoulas, cristais Swarovski e materiais reciclados.
"Os looks feitos em colaboração com Gustavo Silvestre refletem um trabalho artesanal e artístico meticuloso, destacando a dedicação da marca ao luxo e à individualidade", comentou Germanier. "Eu realmente quero apoiar Gustavo, porque eu acho que o mundo merece conhecer seu talento e o talento das pessoas que trabalham com ele."
Vale acrescentar que as roupas do suíço já foram usadas por muitas celebridades internacionais, incluindo Lady Gaga, Taylor Swift, Kristen Stewart, Björk ou Sunmi.