Hot pants e tops: veja como usar dentro e fora da praia
Para quem quer se bronzear, várias dessas peças não são indicadas, mas podem compor looks para se chegar à areia ou para o uso no dia a dia
Os desfiles de moda praia mostram maiôs, biquínis, hot pants e tops que qualquer mulher admiradora de praia vai achar estranho. São peças que não propiciam um bom banho de sol para os padrões “pé na areia” da brasileira. Recortes em lugares que deixam a pele como se fossem grades; calcinhas de biquínis que mais parecem shorts; tops que fazem às vezes de blusas cropped.
A consultora de moda Marcele Goes ensina o que fazer com algumas dessas peças dentro e fora da praia e piscina. “Os maiôs estão cada vez mais parecidos com as roupas comuns, com partes de cima de vestidos: os tecidos têm aparência elegante, há recortes, alças e estampas pertencentes às tendências em alta e, por isso, podem ser usadas em sua função principal ou como roupa do dia a dia”, afirma a especialista.
Segundo ela, depende muito do objetivo de diversão na praia e o quanto a pessoa se expõe ao sol. “Há pessoas que curtem muito mais a companhia dos amigos e respirar um ar natural do que propriamente ficar se bronzeando. Para elas, estes modelos recortados funcionam na praia (na sombra do guarda-sol) ou fora dela.”
Veja as dicas de Marcele tanto para uso fora da praia quanto sobre as areias.
Maiôs
O objetivo destes maiôs com recortes é enfeitar o look, pensando em torná-lo elegante e sofisticado e não ser uma roupa funcional para tomar sol. As peças muito recortadas devem ser reservadas a momentos como almoços, passeios em cidades de praia, festas de dia em ambiente de praia/piscina/hotel em cidade de praia etc.
Vale destacar que as produções são mais despojadas, ocasiões de passeio certamente. É possível combinar o maiô com saia curta ou longa, com short jeans ou de alfaiataria, usá-lo sozinho na parte de cima ou com uma camisa ou jaqueta abertas por cima. Os modelos de cores mais cítricos e vazados formarão looks mais divertidos e casuais. Já os modelos que misturam neutros, como os metalizados, preto com branco etc. vão bem com looks para a noite, mais elegantes e às vezes mais ousados também (com decotes profundos, por exemplo).
Osklen
Foto: Daniel Ramalho/Terra
Adriana Degreas
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Modelos que misturam neutros, como preto com branco etc. vão bem com looks para a noite.
Movimento
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
As peças muito recortadas devem ser reservadas a momentos como almoços, passeios em cidades de praia, festas de dia em ambiente de praia/piscina/hotel em praia etc.
Lenny Niemeyer
Foto: Daniel Ramalho/Terra
Os maiôs estão cada vez mais parecidos com as roupas comuns, com partes de cima de vestidos: os tecidos têm aparência elegante e sofisticada.
Movimento
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Para a noite, os looks podem ser mais ousados, como com decotes profundos.
Movimento
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
É possível combinar maiô com saia curta ou longa e também com short jeans ou de alfaiataria.
Victor Dzenk
Foto: Daniel Ramalho/Terra
Pode-se também usar o maiô sozinho na parte de cima ou com uma camisa ou jaqueta abertas por cima
Hot pants
As hot pants, segundo Marcele Goes, funcionam superbem para quem não quer abrir mão de um look estiloso mesmo na praia, e não tenha como principal desejo bronzear-se. É para quem fica mais embaixo do guarda-sol. Pode também fazer as vezes de um short.
As hot pants caem bem em ocasiões mais elegantes, mas ainda em ambientes mais "naturais", como um coquetel em casa à beira-mar, uma festa com churrasco à beira da piscina etc. Nestes casos, pode ser usada por baixo de uma calça ou saia longa com um pouco de transparência onde a peça é percebida, mas o bumbum não fica revelado por completo.
Movimento
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
As hot pants funcionam superbem para quem não quer abrir mão de um look estiloso mesmo na praia e não tenha como principal desejo bronzear-se.
Osklen
Foto: Daniel Ramalho/Terra
As hot pants podem também fazer as vezes de um short.
Amapô
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
As hot pants caem bem em ocasiões mais elegantes, mas ainda em ambientes mais "naturais", como num coquetel em casa à beira mar ou em volta de uma piscina.
Adriana Degreas
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Água de Coco
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Em eventos na praia ou na piscina, pode ser usada por baixo de uma calça ou saia longa com um pouco de transparência onde a peça é percebida, mas o bumbum não fica revelado por completo.
Top
Se o objetivo é se bronzear, os tops também não são recomendados. Neste caso, a sugestão de Marcele Goes seria usar um tomara que caia por baixo do top mesmo. Ou usar tops que permitam que as alças sejam retiradas e possam se transformar num tomara que caia ou algo próximo a isso.
Fora da praia, os tops funcionam muito bem com partes de baixo de cintura alta, formando um look cropped, que revela somente uma pequena faixa da barriga. Por baixo de jardineiras e macacões (que estão super em alta) também são ótimas opções porque fica fresquinho, reforçam a informação de moda e atitude no look.
Água de Coco
Foto: Daniel Ramalho/Terra
Se o objetivo é se bronzear, os tops também não são recomendados. Neste caso, a sugestão de Marcele Goes seria usar um tomara que caia por baixo do top mesmo.
Salinas
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Fora da praia, os tops funcionam muito bem com partes de baixo de cintura alta. Na foto, Carol Trentini usa saia dobrada, como efeito de passarela.
Biquínis
Quem realmente quer se bronzear, os modelos mais recomendados são a calcinha de lacinho ou com laterais mais finas e o tomara-que-caia para a parte de cima. Algumas partes de cima dos biquínis podem ser usadas por baixo de peças transparentes ou com decotes mais profundos. Neste caso, pode-se optar pelos que tenham alças mais largas. A peça dá um toque de cor ou estampa e fica supermoderna. Usando na proposta de biquíni mesmo, é possível trocar as partes entre si respeitando a existência de uma das cores de uma estampa na outra parte lisa, por exemplo. Ou misturar neutros em si.
Lenny Niemeyer
Foto: Daniel Ramalho/Terra
Os modelos mais recomendados são a calcinha de lacinho ou com laterais mais finas.
Água de Coco
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Na parte de cima, o ideal é usar sutiã tomara que caia para conseguir um bronzeado melhor.
Maiô-biquini
Também chamados de engana-mamãe, os maiôs-biquinis são as peças mais difíceis de ser levadas para o contexto do dia a dia e também para serem usadas na praia ou piscina. Têm muitos recortes e muita pele aparecendo ao mesmo tempo, que resultam em vários pontos focais atraindo a atenção do olhar. Por isso, fica muito mais complicado compor looks que não caiam no exagero ou na desarmonia entre os detalhes (cores, recortes, estampas etc,). O que não quer dizer que sejam proibidos, somente é preciso verificar o look como um todo, avaliar se não há muita informação visual chamando atenção ao mesmo tempo e procurar combinar o maiô-biquíni com peças de design simples e/ou cores lisas como um camisão aberto com short, uma saia lisa de cintura alta com jaqueta cropped, por exemplo.
Triya
Foto: Daniel Ramalho/Terra
Os maiôs-biquinis são as peças mais difíceis para serem usadas dentro e fora da praia.
Foto: Daniel Ramalho/Terra
Modelos que têm muitos recortes e muita pele aparecendo ao mesmo tempo, que resultam em vários pontos focais atraindo a atenção do olhar.
Famosas de biquínis: Compare as mais lindas mulheres brasileiras e gringas