Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

“Já desfilei no mundo todo”, diz Lino Villaventura no Ceará

O estilista fechou o primeiro dia de desfiles na 15ª edição do Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza

24 abr 2014 - 01h09
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Aplaudido de pé em uma sala de desfiles lotada, Lino Villaventura encerrou o primeiro dia do Dragão Fashion Brasil, semana de moda cearense, nesta quarta-feira (23). A presença do estilista no evento era um mistério e não estava confirmada, o que causou um frisson em sua aparição na passarela no fim da apresentação, quando as pessoas já se preparavam para sair. Lino desfilou a coleção verão 2015, que foi mostrada há menos de um mês no São Paulo Fashion Week. Nascido em Fortaleza, ele já marcou presença no evento regional em outras edições. "É muito bacana participar, comecei meu trabalho aqui. É uma oportunidade de mostrar o trabalho, das pessoas conhecerem, verem de perto", contou com exclusividade ao Terra nos bastidores após o desfile.

Apesar de estar em casa, desfilar na capital cearense ou em qualquer outro lugar é mais um passo na carreira do estilista. "Já desfilei no mundo todo praticamente, não tem um lugar especial que eu queira desfilar. Não tenho isso de onde quero desfilar ou quem quero vestir", comentou.

Dono de criações únicas, emblemáticas e desfiles conceituais, Lino vê com bons olhos o objetivo da semana de moda cearense, que é justamente fomentar o mercado autoral no Estado, que tem se destacado na fabricação têxtil. "Acho que o Dragão é diferente porque ele valoriza esse trabalho de criação, apresenta os estilistas, valoriza a identidade".

Identidade aliás que vai além da passarela, já que o evento promove ciclos de palestras, workshops, interação cultural e gastronômica, além dos desfiles, que são abertos ao público. Há duas edições, a proximidade entre moda e comunidade é ainda maior, já que o evento é realizado em tendas espalhados por uma praça no centro de Fortaleza. "Acho que este modelo é democrático, chega a mais gente e o momento da moda é esse. Mas existem limites, não dá também para abrir para todo mundo".

Sobre o momento de crise que alguns setores da moda nacional vivem, Lino fez coro aos estilistas que argumentam contra a abusiva cobrança de impostos no País. "O governo tem que incentivar mais a indústria da moda, a política tributária aqui é alta demais, não valoriza o nosso trabalho".

Desfile

Lino Villaventura repetiu a apresentação primorosa feita na edição que mostrou as tendências para o verão 2015 no São Paulo Fashion Week. Com um sol ao fundo, os modelos dispensaram sapatos e desfilaram com meias e tornozeleiras.

A coleção aposta em vestidos soltos e fluidos, com amarrações, cristais em detalhes, transparência e decotes profundos. Nude, azul, estampas em tons terrosos, animal print e abstrações de plantas marcaram os looks. A coleção conta também com vestido totalmente brancos, pretos e vermelhos.

Os homens apareceram com paletós estampados, bermudas, calças com brilho e jaquetas.

Dragão Fashion Brasil

A 15ª edição do Dragão Fashion Brasil acontece entre os dias 23 e 27 de abril, em Fortaleza, no Ceará. Com o tema “A moda move o mundo”, o evento é a maior semana de moda do nordeste e reúne tendências regionais e internacionais. A programação oferece 41 desfiles além de workshops, oficinas e palestras. Entre os nomes consagrados que pisarão na passarela estão Lino Villaventura, Ivan Aguilar e Make B.

A grande novidade desta edição são as três salas climatizadas em que as apresentações serão feitas: a Sala Negra irá receber as coleções de marcas renomadas; na Sala Quartzo desfilam as grifes jovens, mas que já tem posição sólida no mercado; já a Sala Branca, que tem o formato de arena, fica para a nova geração de criadores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade