Look periguete pode render multa na Coréia do Sul
A partir de amanhã (22), pessoas que expuserem demais o corpo poderão ser multadas na Coréia do Sul. Isso porque na quinta entra em vigor uma lei aprovada no começo do mês que prevê multa de US$ 45 (cerca de R$ 90) para quem ultrapassar os limites. Segundo a CNN, a discussão começou após a popularização do uso de roupas muito curtas, que ganhou até o apelido de 'no pants' (sem calça). O termo trata do uso de minivestidos e shorts cujas barras não ultrapassam a virilha. Por aqui, a moda também está em alta e é associado ao estilo periguete.
Roupas curtas e justas aparecem em produções de grupos populares no país, como o Girls Generation e também nas bailarinas que acompanham o rapper Psy. A atriz Lee Hyori, considerada uma das sex symbols do país, criticou a medida via Twitter. "A multa por superexposição é verdadeira? Estou frita", publicou.
A lei do governo de Park Geun-hye foi comparada a uma imposta nos anos 1970, quando o então presidente, seu pai Park Chung-hee, decretou que as saias deveriam ficar a no máximo 20 centímetros acima dos joelhos.
Apesar das críticas, um agente da Agência Nacional de Polícia afirmou à reportagem da CNN que a multa não será aplicada em casos de uso de roupas extravagantes. "A medida é para casos de nudez em público ou indecência pública. Qualquer informação de que iremos controlar o que as pessoas estão usando é falsa", afirmou Ko Jun-ho.