Marina Ruy Barbosa usa transparência em Cannes; moda é para todos?
Nada de economizar na sensualidade: transparência deve ganhar cada vez mais protagonismo nos looks daqui pra frente. Especialistas explicam
Com novo visual, de cabelo curto, a atriz Marina Ruy Barbosa escolheu um modelo all black transparente, que deixam os seios à mostra, para participar do 76º Festival de Cannes. O look, peça da coleção primavera-verão de Giorgio Armani Privé, chamou atenção para uma das tendências de 2022 que seguem em alta para 2023.
Entre os nomes que se jogaram sem medo na transparência estão Isis Valverde, Chiara Ferragni e Anitta. Enquanto a atriz chamou atenção com uma regata totalmente transparente da grife Dior na Semana de Moda em Paris, a cantora usou um vestido, que dispensava sutiã, da marca Dolce & Gabbana na Itália. Seja com tule, renda ou tela, o estilo é uma forma de garantir uma produção mais fashionista.
Futurismo
"A transparência não é uma moda, e sim, um dos artifícios da moda, que funciona em ciclos. Vai e volta, de acordo com uma série de fatos e acontecimentos do contexto, que podem funcionar como indutores ou inibidores", explica Paula Acioli, pesquisadora e analista de moda.
Nos anos 60, a transparência foi resultado de um contexto futurista, que lançava propostas de materiais inovadores como o plástico e o acrílico, associados a modernidade, para serem usados em peças de roupas e acessórios.
Considerada revolucionária, inovadora e futurista, combinava tanto com a corrida espacial que estava a todo o vapor, quanto com os movimentos feministas do período. Recentemente, ela ressurgiu nas passarelas, como reflexo dos movimentos femininos contra a violência e o assédio sexual, como o #metoo.
"Adotar transparência no vestir, independente do grau, é, a meu ver, uma atitude feminina de se posicionar individual e coletivamente acerca de seu corpo e de seu espaço na sociedade", afirma.
Para o sociólogo e pesquisardor de tendências do consumidor, Gabriel Rossi as pessoas buscam na moda suas formas de representação e compartilhamento de valores sociais.
"Roupas são elementos que fazem o sujeito se posicionar ou se reposicionar em um grupo. A moda está na produção e práticas do cotidiano, faz parte do nosso modo de vida. Ela é, pela perspectiva antropológica, elemento importante da cultura. Não são as roupas ou os acessórios que ficam velhos, os valores simbólicos que são atribuídos a eles é que ficam ultrapassados", opina o pesquisador.
O que a roupa diz sobre você
A escolha da roupa pode expressar muito da essência de cada pessoa. Por isso, o autoconhecimento é fundamental. "O estilo é algo pessoal e intransferível. O importante é que a pessoa escolha seu look – transparente ou não – de acordo com a sua personalidade ou persona criada. E que se sinta à vontade e confiante para usá-lo", destaca Paula.
Apesar de ser cheio de padrões, inspirações e referências, esse universo está diretamente relacionado com a personalidade. "A moda é um dos elementos que nos ajuda a performar nossa identidade em diferentes momentos. O próprio usuário, muitas vezes, impõe sua criatividade, transformando suas roupas e acessórios em uma representação artística para o mundo", pontua Gabriel.
Peças com transparência se tornaram uma tendência em diferentes estilos
O que ninguém imaginava era que chegaríamos ao leque de opções que temos hoje. Os outfits com transparência transmitem um ar mais sexy, mas também se mostram muito versáteis e cheios de personalidade.
"A transparência é um recurso do vestir extremamente interessante, versátil e perfeitamente viável para o dia a dia, conforme a escolha do look. Pode ir da elegância à vulgaridade, dependendo das peças e acessórios escolhidos e do objetivo de quem a está adotando", ressalta.
Como usar peças com transparência no cotidiano
Rica Benozzati, stylist e apresentador do programa Queer Eye Brasil, dá 5 dicas de como incorporar a transparência no dia a dia. Anote os conselhos:
- Comece brincado com as transparências com casacos e jaquetas sobrepostas.
- O tricot tem uma transparência bonita também -- além de ter a cara de Brasil!
- Os body’s transparentes com luvas acopladas caíram no gosto das artistas da musica pop, são uma opção inusitada pra quem gosta...
- A transparência pode estar nos calçados e também nas bolsas “revelando” o conteúdo que você carrega no dia-a-dia. Por que não?
- Os homens também conseguem usar transparências nas camisetas feitas de tule, por cima de regatinhas lisas.