Cereja ou tomate? Aprenda a usar vermelho sem erro
Celebridades trocam o pretinho básico pela cor quente para compor os looks nos tapetes vermelhos, mas seu uso requer alguns cuidados
Ama o vermelho e quer usar para arrasar numa festa? Você não está sozinha nessa. Nos últimos tapetes vermelhos, celebridades daqui e de fora apostaram na tonalidade, em vestidos longos, para combinar com os tapetes também vermelhos, e em curtos. Rendas, cetins, tule e seda estão entre as escolhas das famosas, em modelos mais amplos ou mais secos.
A cor é democrática porque fica bem com qualquer tipo de pele e cabelo, além de elegante e sexy, mas todo cuidado é pouco na hora de escolher modelo, tecido, decotes, fendas e vazados. Um mínimo escorregão e tudo pode ir por água abaixo. Se isso acontece, ao invés de você se sentir a cereja do bolo, pode parecer um tomate estragado. Veja algumas dicas.
1 – A cor é chamativa por natureza, então deixe apenas que seja o ponto principal do look, sem exagerar em muitos acessórios e outras firulas.
2 – Ao escolher, se estiver em dúvida, prefira os mais secos e retos, como os modelos tipo coluna. Com os muito apertados, você corre o risco de parecer extintor de incêndio; com um muito amplo, pode lembrar um caminhão de bombeiros.
3 – Se quiser um modelo com detalhes, escolha os mais delicados, como vazados em lugares seguros, fendas não muito altas nem decotes que descem até as profundezas da Terra.
4 – Cuidado: drapeados e camadas de tecidos precisam ser usados com moderação. Se quiser lançar mão de tais recursos, coloque-os em locais que devem ser valorizados em seu corpo. Caso tenha seios ou quadris pequenos, vale um drapeado neles. Mas se tiver muito volume na região do bumbum esqueça os modelos com camadas e babados.
5 – Outra dica é optar pelo equilíbrio. Usou volume em um lugar, escolha um corte mais seco no outro.
6 – A última dica, que vale para qualquer cor: vista o modelo, encontre um espelho, veja se gostou. Ande, sente, levante e até dance com a peça. À menor dúvida, troque o modelo. Faça tudo de novo e, se não se sentir incômoda, vai arrasar.
E agora, vem aprender um pouco com os erros e acertos das famosas com vestidos de festa vermelhos.
Paula Fernandes
Sabe a dica de vestir a peça, sentar, levantar, andar e se mexer com ela? Pois bem, a cantora Paula Fernandes não deve fazer isso com suas roupas, nem fez com esse vestido vermelho, justo e com vazado na lateral. Mas ela pode, porque não tem nadinha fora do lugar e até o drapeado no dorso ficou legal.
Foto: Felipe Panfili e Felipe Assumpção/AgNews
Rita Ora
Rita Ora, gente, exagerou nas fendas, decotes e vazados do modelito, né não? Prestem atenção como os seios não têm sustentação com essas alças fininhas. Parece que a qualquer momento elas vão se romper e tudo vai por água abaixo.
Foto: Jason Merritt/Getty Images
Christina Hendricks
Ai, ai, ai Christina Hendricks... Muito drapeado e tecido só deixam seu corpo ainda mais voluptuso e aumentado, efeito que se multiplica com o tecido brilhante. Está difícil saber quem está competindo mais com a sensualíssima personagem Jessica Rabbit. Se Christina, Rita ou Paula.
Foto: Jason Merritt/Getty Images
Gabourey Sidibe
A atriz Gabourey Sidibe, que pesa mais de 130 kg, não liga para seu porte e aposta no tom vermelho, que aumenta ainda mais a silhueta, principalmente quando o modelo é mais esvoaçante. Ele deve ter colocado o vestido e se sentiu bem com ele. Então é isso que importa.
Foto: Frazer Harrison/Getty Images
Giuliana Rancic
A apresentadora Giuliana Rancic é muito magra. Aí então pode o vermelhão? Não é bem assim. O modelo com decote tomara que caia evidenciou demais sua magreza, deixando à mostra os braços muito finos. E a cauda tipo sereia dá a impressão que a pessoa está sobre um pedestal.
Foto: Jason Merritt/Getty Images
Claire Danes
Claire Danes não dormiu no ponto e arrasou no vermelho com renda, com transparência na cintura e nas costas. Tem bastante tule, mas como ela é magrinha, isso não fez diferença alguma.
Foto: Frazer Harrison/Jason Merritt/Getty Images
January Jones
Ela se chama January Jones, mas esse vestido fica bem na estrela de Mad Men de janeiro (January) a dezembro. Ok, pode ser difícil de sentar e caminhar, mas para posar no tapete vermelho, é uma maravilha. Só tem de aguentar o tranco de, talvez, ficar em pé por um bom tempo.
Foto: Frazer Harrison/Getty Images
Kaley Cuoco
Kaley Cuoco, a mulambenta Penny, de Big Bang Theory, arrasou com esse vestido vermelho com aplicações rosa. Veja como a cascata de tule na saia não é exagerada e se equilibrou com o corpete apertado. Modelo para se inspirar.
Foto: Frazer Harrison/Getty Images
Julia Louis-Dreyfus
Quer usar um vestido vermelho, mas está em dúvida? Seus problemas estão resolvidos. Inspire-se no modelo coluna com leve drapeado lateral e cintinho de Julia Louis-Dreyfus. Sem exageros e com elegância de sobra.
Foto: Michael Buckner/Getty Images
Cat Deeley
A apresentadora inglesa Cat Deeley, que atua nos Estados Unidos, usa outro modelo vermelho para se copiar. Com modelagem mais seca e vazados na alça, o vestido dá sustentação aos seios, pois não impede o uso de sutiã. Veja como as pulseiras douradas e a clutch completaram o look com elegância.
Foto: Valerie Macon/Getty Images
Demi Lovato
Já Demi Lovato exagerou no decote desse vermelho com nó na frente, que é até legal. Mas os seios da atriz e cantora ficaram muito espalhados e deselegantes. A fenda até que não é tão profunda, mas com as pernas grossas, ela deveria ter usado uma sandália que deixasse o peito dos pés livres para alongar.
Foto: Larry Busacca/Getty Images for MTV
Octavia Spencer
A atriz Octavia Spencer, apesar de fortinha, escolheu um vermelho com drapeado. E vejam como os detalhes fazem toda a diferença. O drapeado converge para o centro do corpo, delineando a silhueta que aparece na parte debaixo com outro tecido. A mistura de texturas foi também uma ótima opção.
Foto: Jason Merritt/Getty Images
Mindy Kaling
Apesar das linhas verticais, o vestido vermelho de Mindy Kaling não valorizou o corpo da atriz, principalmente porque os seios não ficaram bem sustentados. Talvez um modelo preto tivesse ficado melhor.
Foto: Frazer Harrison/Getty Images
Uzo Aduba
Uzo Aduba, da série Orange Is The New Black, também optou por um vermelho quase puro. Cor e vestido ficaram ótimos nela, que poderia ter ficado mais reta para tirar a foto, né? A barra acabou por ficar toda embolotada de um dos lados.
Foto: Frazer Harrison/Getty Images
Alessandra Ambrosio
Ah, nem precisa de legenda. Alessandra Ambrosio arrasa no vestido vermelho com saia levemente ampla e sapato preto. Aliás, o escarpim preto faz um bom par com vermelhos, mas sandálias douradas, prateadas e nude também são ótimas opções.
Foto: The Grosby Group
Cristina Parovel
A atriz italiana Cristina Parovel apostou num vestido com fenda, mas a pose da moça não ajudou em nada sua elegância. Nem a sandália, com tiras demais para fazer par com um vestido todinho de renda.
Foto: Michael Kovac/Getty Images
Kirsten Dunst
O vermelho também é escolha em modelos curtos, como fez Kirsten Dunst em Veneza. Mas com manga comprida e tão curto, parece que ela esqueceu uma parte do look no hotel.
Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images para Miu Mil
Elle Fanning
A cor vermelha é traiçoeira, principalmente quando aparece com brilho e estampa. Com esse modelo, parece que Elle Fanning está embrulhada com papel de presente.
Foto: Frazer Harrison/Getty Images
Lucy Hale
A atriz Lucy Hale, da série Pretty Little Liars, se enfiou num vestidinho curto, com saia arredondada e decote. Parece que ela roubou a roupa da Mamãe Noel, cortou umas partes e colocou. O vermelho com brilho num modelo tão mínimo não foi a melhor opção.
Foto: Jason Merritt/Getty Images
Fernanda Keula
A ex-BBB Fernanda Keulla gosta de vermelho. Já apareceu algumas vezes com a cor. Esta semana, usou um modelo justo, curto e decotado, que ficou meio sem graça na moça. Mais comprido e levemente mais largo teria ficado mais confortável.
Foto: Leo Franco e Renan Katayama/AgNews