Roupa justa, sim! Veja 10 mandamentos dos look fitness
Osanita Rodrigues, do blog Projeto Massa Magra, emagreceu 18kg em seis meses e hoje ostenta tops e shortinhos por aí. É ela quem ensina truques para parecer mais magra na malhação e ainda conseguir estímulo para perder peso
Está precisando de um estímulo extra para levantar do sofá, praticar exercício físico e correr atrás de dias mais saudáveis? Compre roupas novas! Assim como é difícil esperar chegar o fim de semana para usar aquele sapato incrível que você não aguentou deixar na loja, reabastecer o guarda-roupa com peças de ginástica tem o mesmo efeito. Muitas mulheres comprovam a teoria. Que o diga Osanita Rodrigues, blogueira da Projeto Massa Magra.
Aos 33 anos, ela pesava 80 kg e usava manequim 46, até que foi convidada para abrir uma loja de roupa em uma academia. O ambiente contaminou a advogada e estudante, que perdeu 18 kg em seis meses e passou a usar calças 34 e muitos tops e shortinhos.
“Eu amo treinar de top, não consigo treinar de camiseta. Eu não sei, mas acho que isso é meio psicológico porque antes eu não podia usar uma roupa dessas, agora eu posso, então faço”, contou durante entrevista exclusiva ao Terra.
Ela pegou tanto gosto pela coisa que comprar e vender roupa de ginástica virou mais que profissão. Osanita fez curso de personal stylist para dar assessoria às clientes de suas três lojas. A iniciativa evoluiu e, há seis meses, quando o blog surgiu, postar fotos de looks do dia fitness foi um caminho natural.
Hoje, aos 40 anos, e com experiência de quem ostenta barriga tanquinho, mas só usou o primeiro biquíni aos 33 anos e era adepta do combo calça e camiseta de propaganda, ela ensina os 10 mandamentos da moda fitness. Vem ver!
Foto: Rodrigo Dionisio/FramePhoto
1 – “Você não é sempre G”
Descobrir o tamanho ideal da roupa é o primeiro passo para valorizar o corpo e esconder as imperfeições na hora de colocar roupa de ginástica. “Quando estamos acima do peso temos aquela mania de que tudo é G ou GG. E na realidade não é. Às vezes a mulher usa um M, mas ela quer colocar um G mesmo assim”, explica Osanita.
2 – E-X-P-E-R-I-M-E-N-T-E
Principalmente o "M"! Tire a imagem do tamanho G da cabeça e teste tamanhos menores ou mesmo os tamanhos únicos, muito comuns em diversas lojas especializadas. Ao contrário do que parece, tamanho único não é sinônimo de “P” nem tudo vai ficar esticado, transparente e apertado. Abra o coração, se esbalde nas araras e fique horas no provador. Tente tudo: top, saia, vestido, short, macacão. Você vai se surpreender.
3 – Roupa justa, sim!
“Sempre digo que a roupa tem quer ser confortável e o mais justa possível”. Isso mesmo, você leu certo. Roupa de ginástica no tamanho certo, da cor certa, com os acessórios certos, disfarçam o excesso de peso. “Quanto mais larga a roupa, fica aparentando ainda mais gordinha”.
4 – Macacão é para todo mundo
Nessa regra de que roupa justa aperta e esconde o que todo mundo quer se livrar, o macacão é rei! E não, não é só coisa de panicat. “Você não tem que colocar um macacão com um decote imenso e as costas toda de fora. Existe macacão supercomportado, todo fechadinho. Ele modela o corpo da mulher quando está acima do peso, ela fica mais delineada. É muito mais adequado que uma calça e um top, porque quando usa isso estando acima do peso as gordurinhas vão cair todas e quando coloca um macacão isso não acontece”. A dica para quem não se sente à vontade só com o macacão: jogue uma regata básica por cima. Vale tentar!
5 – Mas... cuidado com o decote
O macacão pode operar milagres se usado de forma adequada. Então, não abuse. “Não use roupas excessivamente curtas e tenha muito cuidado com os decotes”. Elegância na academia também é importante!
6 – Se jogue nas estampas
“Adoro as estampas! Estão super em alta e aprovo para todo tipo de mulher, só precisa encontrar a adequada para o formato do seu corpo”. Portanto, se a mulher tem formas mais enxutas, pode colocar a estampa que quiser. Mas para as mais curvilíneas, aposte nos desenhos na horizontal, nada de motivos muito abertos e vibrantes, prefira os mais fechados e menores principalmente na calça, porque as estampas grandes demais aumentam o quadril.
7 – Calça colorida, pode
Se calças estampadas podem não ser uma boa ideia para todo mundo, as leggings coloridas, laminadas e de cirré estão liberadas. Mas atenção: “coloque uma blusinha basiquinha para não ficar parecendo árvore de natal”.
8 – Incremente com polainas
Para incrementar a produção, tem também as polainas. Ela divide opiniões, mas para quem não quer ousar demais, fique no básico preto e branco. “Não gosto daquela meia que vai até o joelho, parece jogador de futebol, acho que não funciona. Mas amo polaina”.
9 – O que não pode? Camiseta do marido, jamais!
“Nunca, em hipótese alguma”. Simples assim. Isso porque, como já dito, roupas largas dão ainda mais volume à silhueta que todo mundo quer diminuir.
10 – Tente comprar em lojas especializadas
Os preços podem não ser os mais atraentes, mas lojas especializadas têm peças que se encaixam melhor no corpo e tecidos mais firmes que seguram os excessos e se adequam a diferentes tamanhos.
(Fotos: @projetomassamagra / Instagram / Reprodução)
Quer perder aquelas medidas que atrapalham na hora de vestir biquíni ou sunga? Aprenda mais sobre obesidade e atividade física, em curso certificado pelo MEC!