"Moda é o que você sente", diz ex-editora da Vogue Paris em lançamento de livro
A ex-editora da Vogue francesa Carine Roitfeld veio ao Brasil para lançar seu livro Irreverent. Simpática, atenciosa e cuidadosa, ela participou de uma noite de autógrafos nesta segunda-feira (3), na Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
O livro, que está à venda por R$ 276, tem 368 páginas e mostra os principais momentos dos 30 anos de carreira de Carine. Nele, estão recados de grandes nomes da moda, como Alexander MacQueen, Tom Ford, Stella McCartney, John Galliano, além de fotos e editoriais de revistas. "As minhas fotos preferidas são as de família, que são muito populares", contou a jornalista. Ela ainda revelou que o livro demorou dois anos para ser feito e foram necessários seis meses apenas para selecionar as imagens.
Durante o evento, Carine autografou cerca de 150 exemplares do livro e provou que ser elegante é sinônimo de ser cuidadosa, ao se preocupar em dedicar tempo suficiente para que todos os fãs conversassem e tirassem fotos com ela. Além de colocar a data, Carine ainda deixava uma dedicatória de acordo com a relação da pessoa com a moda: primeiro, vinha a frase "when fashion is passion..." e, depois, mais alguns poucos dizeres.
Marina di Sabri, mãe da atriz Patrícia de Sabri, recebeu uma dedicatória especial, escrita em francês: "quando uma avó encontra a outra, tudo o que elas falam é.... Moda". Carine virou avó há dois meses e meio, depois que sua filha Julie deu à luz Romy.
Quando questionada sobre o que a moda realmente significa para ela, Carine disse que "moda é o que você é no dia a dia". "Quando você acorda e se veste, você mostra se está feliz, triste ou nervoso. Hoje em dia, claro, moda virou negócio, mas, antes de tudo, moda é o que você sente", acrescentou.
Carine também aproveitou para dizer que, em qualquer profissão, a cabeça é a chave: "primeiro a cabeça, depois a técnica." A jornalista, que foi ao evento trabalhada em um vestido preto Givenchy e sapatos Jean Vitto Rossa, também não poupou elogios às belas moças que passavam por lá e até chegou a perguntar para uma das visitantes qual é o segredo do cabelo das brasileiras: "são muito lindos", elogiou.
Entre um autógrafo e outro, Carine também falou sobre sua revista, a CR, que será lançada na semana de moda de Nova York. "Vai ser uma linda revista. O site dela fica pronto amanhã", disse.
Sobre sua visita ao Brasil, Carine contou que esta não é a primeira vez que vem ao País e confessou que adora São Paulo. "É uma ótima cidade", acrescentou. Vic Meirelles, um dos principais floristas do Brasil, esteve no evento e aproveitou para sugerir alguns roteiros da cidade: 25 de março e o bairro da Liberdade. "Em uma próxima visita (ao Brasil), pretendo ir lá", acrescentou.
O filho de Carine, Vladimir Restoin-Roitfeld, que vai fazer uma exposição das Obras de Nicolas Pol no mesmo shopping, marcou presença no evento e reforçou que ela é uma mãe e avó muito presente. "Ela sempre foi muito dedicada e ainda é. Antes de ser editora, é mãe", disse. "Não é muito comum a gente viajar juntos, mas quando conseguimos, aproveitamos muito", acrescentou Vladimir, que antes de vir a São Paulo fez uma visita ao Rio de Janeiro.