Moda em ação: Marcas nacionais apoiam o outubro rosa com iniciativas de conscientização
O Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e várias marcas nacionais estão abraçando a causa com ações que reforçam a importância da prevenção e do apoio às mulheres.
Essas iniciativas mostram que a moda pode ser uma poderosa ferramenta de transformação, principalmente para as mulheres.
Por isso, separamos algumas marcas que estão colaborando com a causa:
Mixed
A grife brasileira MIXED, com mais de 35 anos de história, criou uma seleção especial de peças na cor rosa. Além disso, também foi destaque em seu recente rebranding.
Parte das vendas será para o Instituto PROTEA, que oferece tratamento para mulheres de baixa renda com câncer de mama. "Cuidar e apoiar mulheres faz parte do nosso DNA", destaca Riccy de Souza Aranha, fundadora da marca.
Harmony by NIINI
A marca NIINI, de Carol Celico, lançou a camiseta exclusiva Harmony, com 100% do lucro revertido para o Instituto PROTEA.
A peça foi criada para o Outubro Rosa, com um design que reflete conexão, harmonia e empoderamento, apoiando mulheres de baixa renda no tratamento contra o câncer de mama.
Be Kind Oncoguia by Loungerie
Em parceria com o Instituto Oncoguia, a Loungerie desenvolveu a coleção Be Kind, especialmente para mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Desde 2022, a marca vem trabalhando para impactar positivamente essas mulheres.
Conforme a inspiração nas histórias e necessidades das pacientes, a marca oferece lingerie com foco no conforto, funcionalidade e autoestima para quem passou por mastectomia.
Valisere
A Valisere lançou um sutiã especial para mulheres que passaram por mastectomia, criado a partir do feedback de pacientes do Hospital Sírio-Libanês.
Inicialmente, 500 unidades foram doadas ao hospital, e a peça está disponível em quatro cores, nas lojas e no e-commerce da marca.
Body for Sure
Em parceria com o projeto Remama Dragão Rosa, que promove a prática de remo para mulheres que superaram o câncer de mama, a Body For Sure doou camisetas para pacientes em tratamento pelo SUS.
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) realiza o projeto, com o apoio da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e da USP.
Dra. Cherie e Café Cherie
A marca Dra. Cherie e o Café Cherie, durante o mês de outubro, na compra de qualquer produto rosa, parte das vendas irá para o Instituto Florir Amor. Ele apoia mulheres em tratamento contra o câncer de mama.
Essas iniciativas ressaltam como a moda pode ir além da estética, tornando-se um veículo de conscientização e apoio a causas importantes.