A primavera-verão 2013 prometida pelos desfiles de Londres entra firme e forte nas estampas, nas cores e na mistura disso tudo num mesmo look. Da última sexta-feira (14) até terça-feira (17), os desfiles na capital inglesa apostaram em desenhos variados, que podem ir dos florais aos manchados, passando por listras, xadrezes, paisagens, folhagens, geométricos, grafismos e estampas de lenços. Tudo ao mesmo tempo, agora, em um patchwork de tendências.
Sim, se for para escolher apenas uma tendência das passarelas de Londres, dá para apostar nas estampas, de todos os tons e formatos, que apareceram separadas ou juntas, em uma mesma peça ou em peças diferentes, mas em uma só produção. A mistura de padronagens é forte e pôde ser vista também com tecidos, cores, formando imagens geométricas. As estampas digitais imperam e imprimem exuberância às peças.
Tons
Quando o assunto são as cores, estão lá as candy colors, que vieram para ficar, em vestidos, jaquetas, calças, shorts, saias, blusas e até casacos leves. Mas as tonalidades aparecem também mais acesas. Quente ou mais apagada, as cartelas vão do amarelo, coral e azul até verde, lilás, bege, vermelho, magenta... E, claro, preto e branco, juntos, separados ou formando grafismos como vistos em Nova York.
Duplas de peças
Os conjuntinhos, sim, parecem que realmente vieram para ficar por muito tempo: valem os terninhos - com calça, bermuda ou shorts, e casacos, jaquetas ou blazers -, além dos vestidos com jaquetinhas ou casacos de várias alturas.
Detalhes
Aplicações nas peças, dando impressão de relevo ou 3D, tecidos metalizados, babados, peplum, assimetria e sobreposições garantem um ar não convencional à maioria das propostas.
Peças
Camisas, calças, bermudas, shorts e vestidos longos (sim, muitos) ou pelo joelho se repetiram nas passarelas, assim como tench-coats, jaquetas e casaquinhos.
Silhueta
As propostas seguem duas linhas principais: os anos 1950, com saias mais amplas e volumosas, e peças mais justas, mas não muito rentes, ou mais fluidos com corte que alonga a silhueta, verticalidade por vezes quebrada pelos babados e desenhos em profusão. Os casacos também seguem a linha reta, fazendo com que a mulher fique mais longilínea.
O designer de joias brasileiro Fernando Jorge está mais uma vez entre os destaques da semana de moda de Londres. Além das coleções preparadas por estilistas de todo o mundo radicados na capital britânica, o evento também mostra acessórios que compõe o visual das passarelas. Jorge foi escolhido pela segunda temporada consecutiva para apresentar seu trabalho
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Dessa vez, o paulista que é pós-graduado na famosa escola londrina Central Saint Martins apresenta a coleção batizada de Eletric. Essa é, na verdade, uma evolução do meu trabalho
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
A coleção flui do último projeto, que tinha diamantes e cor, sempre em tons de verde com pedras brasileiras. Dessa vez, decidi fazer em outras cores. Estou apostando bastante no azul, como nesse anel de paládio [metal precioso] com safiras azuis, disse
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Fernando Jorge explicou ao Terra que estava fazendo as peças todas arredondadas, suaves e, por isso, decidiu começar a soltar as pedras da curva, da casinha delas dentro da corrente, e deixá-las passar para fora, criando pontas, explicou. Agora tem um orgânico assimétrico, com linhas diferentes, e as pedras em vários ângulos, criando um efeito único, acrescentou
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
O designer comemora a repercussão de seu trabalho desde que começou a se apresentar na semana de moda de Londres, no começo do ano. Estou muito satisfeito com toda a repercussão desde a última fashion week. E agora, com mais esse projeto essa repercussão se consolidou, inclusive com algumas lojas daqui já lançando minhas coleções"
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Fernando Jorge já participou da última edição da Vendome Luxury Trade Show, feira de acessórios e joias de luxo em Paris, e vai voltar para a França na próxima temporada para expor suas criações na loja da conceituada designer de alta costura Anne Valerie Hash
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
"Vou criar uma instalação lá, esperando concluir algumas conversas que foram iniciadas na semana de moda de Londres e também me consolidar em lojas de Paris"
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
O designer ainda estuda algumas oportunidades no Brasil para apresentar suas joias. O país ainda tem muitas oportunidades para os designers locais, mesmo com o investimento que está sendo feito por empresas como Cartier e Van Cleef and Arpels. Mas quero entrar do jeito certo no Brasil, completou