Diesel em NY: couro caracteriza coleção inspirada na velocidade
A grife de jeanswear sofisticada Diesel Black Gold apresentou na última terça-feira (12) a coleção outono/inverno 2013 no Pier 57 de Manhattan, como parte da Mercedes-Benz Fashion Week, em Nova York.
Couro e denin caracterizaram a primeira coleção do designer norueguês Andreas Melbostad, que assimui a direção criativa da marca pouco depois da saída de Sophia Kokosalaki, em setembro passado. “Primeiramente quis criar uma coleção que fizesse a mulher sentir poderosa, mantendo a sensibilidade da estrutura e alfaiataria. Depois trabalhei nos detalhes que acompanham o conjunto e nos acessórios”, explicou Andreas.
O lema da coleção é "Velocidade Máxima", apostando no cruzamento das jaquetas icônicas biker, denim e tailoring.
As jaquetas, confeccionados com colagens de couro e algodão encerado trazem ombros estruturados, silhuetas esguias, cintos, muitos bolsos, zíperes e detalhes acolchoados nos ombros. As calças justas, em uma anatomia que facilita o movimento, chegam em diversas linhagens, combinações e acabamentos: denim tratado, flanela de lã, couro e algodão encerado.
A coleção escura, com exceção de dois vestidos e dois conjuntos brancos, traz somente as cores preto, marrom e verde escuros. O destaque fica com as peças minuciosamente confeccionadas com spikes: jaquetas, calças e vestidos.
Os zíperes tem dupla função: fecham e enfeitam. Os picos das bolsas confirmam a atenção ao pormenores do designer. “Eu fiquei completamente impressionado com a atenção que Andreas dá aos detalhes", disse Renzo Rosso, presidente da Diesel, ao Terra. "Foi muito bom trabalhar com ele nessa coleção porque ele tem uma visão total da linha", completou.
A nomeação de Andreas marcou um passo importante na estratégia de desenvolvimento da marca Diesel Black Gold. “No mundo da moda é fácil conhecer o trabalho dos designers e eu presto muita atenção neles. Mas teve uma específica coleção que Andreas produziu para a marca Phi que me despertou, porque achei que tinha a cara da Diesel”, disse Renzo. “Quando me encontrei com Renzo pela primeira vez, senti uma forte conexão, gostei da visão dele e da sua paixão pelo projeto", contou Andreas. "Eu queria que esta coleção tivesse a essência da Diesel, mas ao mesmo tempo que representasse minha própria sensibilidade”, completou.
Andreas Melbostad começou sua carreira com Nicole Farhi em Londres. Em Paris colaborou com Alber Elbaz nas coleções da Guy Laroche e Yves Saint Laurent Rive Gauche. Trabalhou para Nina Ricci, Donna Karan e Calvin Klein, até assumir a direção criativa da Phi.