O espírito retrô chique dominou as passarelas de Nova York durante a temporada de outono-inverno 2013, que terminou nesta quinta-feira (14) com a apresentação de Marc Jacobs. O estilista, que adiou sua apresentação, marcada para o dia 11, devido à nevasca que caiu sobre Nova York, colocou atrás da passarela redonda um enorme sol, inspirado em uma instalação de 2003 do artista plástico Olafur Eliasson, chamada The Weather Project.
Um dos principais criadores da atualidade, Marc Jacobs manteve o perfume vintage visto nas apresentações americanas, levemente menos minimalista, como de costume. É um retorno a várias décadas passadas, com ênfase para os anos 60 e 70, mas com pitadas dos 20, 40, 50 e 90, traduzidas pelas estampas, cortes e peças-chave.
Sobreposições, texturas, estampas variadas e casacos amplos marcaram presença nos desfiles, dominados por uma cartela de cores que vão do eterno preto, passando por muito cinza, marrom, além de tons vivos como variações de bordô, roxo, rosa e azuis. Cintura marcadas com cintos ou a manutenção do peplum (mais amplo na altura do quadris) e ombros em evidência, principalmente pela arquitetura das peças, são imagens constantes nos desfiles.
Linhas retas, sempre com uma pegada masculina, também é forte na estação. Confira abaixo 13 tendências mostradas nos desfiles e se inspire.
Peles
Controverso ou não, o uso de peles falsas e verdadeiras faz parte dos desfiles de Nova York. Aparecem em casacos, estolas, golas e capuzes. O inverno no Brasil não pede tanto, mas em meio à nevasca dos últimos dias na cidade americana, realmente os estilistas não abrem mão do material.
Cores
O preto, o cinza e o marrom, escuro ou mais claro, são partes integrantes da cartela de cores. Mas as variações de bordô, roxo, vermelho e pink vêm fortes. O azul também é cor marcante para o inverno, assim como alguns verdes.
Estampas
As flores batem o cartão no inverno, assim como geométricas e barrocas. O ar vintage também aparece firme e forte nesse quesito. Coloridas ou em dois tons, principalmente o preto e o branco, também são vistas. A tendência militar faz surgirem camuflados renovados. Estampas de animais ganham também nova roupagem.
Bordados
A onda barroca também aparece nos bordados em dourados sobre tons vivos, para vestidos de festa ou adaptados para o dia a dia. Tachas também constroem valioso trabalho sobre peças, seja com pegada mais roqueira ou não.
Sobreposições
Surgem forte, mas sempre com algum detalhe que faz não se perder a silhueta feminina, seja por amarrações, cinturas marcadas ou leves transparências.
Texturas
Jacquards, vazados, siliconados, aplicações, mistura de tecidos garantem espaço na estação fria. Encorpados ou mais leves, criam um diferencial nas peças ora mais encorpadas, ora mais leves.
Silhueta
Feminina, mas marcante. Com muitos elementos vindos do guarda-roupa masculino, as peças vêm ora retas ora mais ajustadas, mas sempre valorizando a mulher. Os comprimentos são comportados, pelo joelho ou pouco acima, sem extravagância. Para os jovens, o estilo preppy, colegial é bem forte, assim como um ar roqueiro, em jaquetas e calças. O esportivo chique, que vem dos anos 90, é outra tendência forte.
Alfaiataria
Com a inspiração nas vestimentas dos homens, o corte feminino é estruturado, bem feito e elegante. Nada muito jogado ou relaxado, de vestidos a calças, passando pelas blusas e casacos.
Ombros
Arredondados e marcados, essa parte do corpo mantém-se importante na composição das peças. De corte mais orgânico, a arquitetura das peças criam volumes que valorizam a região.
Peças-chave
Os casacos são o alvo dos criadores. Os modelos, em sua maioria, vêm mais largos, inspirados no militarismo, nos smokings ou nos paletós. Com detalhes, surgem com cintos, bolsos ou simplesmente de cortes retos. Os vestidos ganham destaque. Eles podem vir retos, lembrando tubinhos sessentinhas, com mistura de tecidos e ainda com amarrações. Camisas, calças e macacões completam o guarda-roupa de inverno. As calças podem ser justas, usadas sob vestidos, saias e casacos, ou mais largas, compridas ou no meio da canela, mas sempre bem cortadas.
Tecidos
O couro é forte na estação, misturados a outros tecidos encorpados, como lãs e neoprene, ou a malharia mais leve aparecem nos looks. Cetins, sedas, tricôs e jacquards também foram vistos durante a semana de moda de Nova York.
Detalhes
Gorros, chapéus, capuzes são imprescindíveis no inverno americano, assim como luvas e botas ou polainas. Nos pés, sapatos com tirinha no tornozelo, numa releitura do clássico Mary Jane, fazem parte das coleções.
Beleza
Muitos makes vieram sem exageros, com batom e olho simples, mas para quem gosta de cor, as bocas podem vir também fortes, como vermelhas em vários tons. Os olhos também podem ganhar um ar dramático, com algum esfumado ou voltar aos anos 60, com delineador gatinho. Presos em rabos ou tranças, os cabelos também vem soltos, na maioria das vezes liso, mas bem armados, tipos anos 70, como fez Marc by Marc Jacobs também prometem ser vistos no inverno. Para sua linha principal, Marc Jacobs apostou em cabelos pretos, curtos e repicados.
O estilista Marc Jacobs encerrou os desfiles de Nova York com um sol ao fundo da passarela, modelos com perucas curtas e um dos poucos que usaram paetês e brilho: peles, peças linha A e casacos, com perfume anos 20, marcaram presença na apresentação
Foto: Getty Images
Casaco de corte reto com textura brilhante foi uma das peças usada com hot pants, na proposta de Marc Jacobs
Foto: Getty Images
Modelo desfila apenas de hot pants em corte de alfaiataria e luvas para o inverno de Marc Jacobs
Foto: Getty Images
Estampa retro, que remete aos anos 70, no desfile de Diane Von Furstenberg, que aposta nos tons quentes, como vermelho e pink.
Foto: Getty Images
Os anos 70 também estiveram presentes no desfile de Marc by Marc Jacobs, segunda marca do estilista americano: estampas geométrica em azul e verde, típica daquela época, assim como os cabelos
Foto: AFP
Mistura de cores na estampa que forma listras sinuosas foi uma das apostas da Rodarte
Foto: Getty Images
O floral também esteve presente no desfile de Marc by Marc Jacobs
Foto: Getty Images
Floral estilizado em estampa digital no vestido da Thakoon
Foto: Getty Images
Floral sobre fundo preto na pantalona de Carolina Herrera, uma das que fizeram uso de pele no desfiles, como nesse bolero roxo, cor forte para a estação
Foto: Getty Images
Vestido branco com estampas de flor estilizada de Carolina Herrera para o outono-inverno 2013
Foto: Getty Images
O floral barroco também aparece em vestido de festa longo de Oscar de la Renta, que teve a ajuda de John Galliano para criar a coleção, conferindo um ar dramático à apresentação
Foto: Getty Images
A estilista Tory Burch traz o floral em preto e branco, nesse vestido mais seco, com cintura marcada
Foto: Getty Images
A estampa camuflada vem renovada pelas mãos do estilista Michael Kors: nos pés, sapato com tira no tornozelo, uma das tendências da estação
Foto: Getty Images
Estampa de onça renovada também foi proposta por DKNY para a estação fria
Foto: Getty Images
Manchas que remetem aos anos 60 surgem no desfile da grife Rodarte
Foto: Getty Images
O preto e o branco marca presença no vestido de Catherine Malandrino Black Label
Foto: Getty Images
O azul é um das cores para o outono-inverno, como nesse look da Lacoste, com ombro marcado e pegada esportiva
Foto: AFP
Diane Von Furstenberg também apostou no azul royal com uma das cores da estação fria
Foto: AFP
Para a noite, Jason Wu, um dos estilistas queridinhos da primeira-dama Michelle Obama, também usou azul, assim como o vermelho, como se vê no vestido que está atrás
Foto: Getty Images
Saia e blusa limpos, com ênfase para as mangas, surgem na cor azul sobre complementos preto: da Tibi
Foto: Getty Images
Variações do bordô e vermelhos são cores que prometem marcar presença na estação, como nesse vestido com aplicações da Jill Stuart
Foto: Getty Images
O tom de bordô vem em look com pele na proposta de Derek Lam para o inverno
Foto: AFP
O tom de bordô vem em look com pele na proposta de Derek Lam para o inverno
Foto: Getty Images
Preto, bordô e branco compõem esse vestido em linha A, numa referência aos anos 60, da marca Victoria, Victoria Beckham, linha jovem da estilista
Foto: Getty Images
Vermelho também é uma das sugestões apresentadas por Oscar de la Renta, com cintura marcada e chapéu cloche
Foto: Getty Images
O tom tomate apareceu na sobreposição proposta pela grife DKNY, inspirada no vestuário masculino
Foto: Getty Images
O pink é outra cor forte para a estação e ameniza o corte de alfaiataria das peças masculinas, como nessa proposta da DKNY
Foto: Getty Images
Carolina Herrera propõe o rosa no vestido para a noite em tecido fluido
Foto: Getty Images
Lilás e roxo são tonalidades que prometem chegar forte para o outono-inverno: o vestido desfilado por Diane Conterato é de Narciso Rodriguez, que se inspirou na obra da artista plástica brasileira Lygia Clark, após visitar a Bienal de Artes de São Paulo, em 2012
Foto: Getty Images
Acetinado e com bordado dourado em estilo barroco, o vestido volumoso da Marchesa vem em tonalidade roxa
Foto: Getty Images
O tradicional vestido envelope de Diane Von Furstenberg aparece em marrom, outra tonalidade forte para a estação
Foto: AFP
Casaco curto, mais larguinho, tem ar retrô e aparece em tom marrom-claro, combinado com saia preta
Foto: AFP
A grife 3.1 Phillip Lim mostra várias tendências num só look: couro no tom marrom-claro, usado com sobreposição de casaco azul com gola de pele
Foto: Getty Images
Marrom e azul é a mistura proposta por Victoria Beckham para o inverno, nesse conjunto de saia reta e camisa com punho e gola pretos
Foto: Getty Images
Marrom e preto compõem esse vestido da grife Derek Lam, com a cintura marcada
Foto: Getty Images
Marrom texturizado compõe o vestido com capa, num visual dos anos 50, nessa sugestão de Zac Posen
Foto: Getty Images
Marrom texturizado compõe o vestido com capa, num visual dos anos 50, nessa sugestão de Zac Posen
Foto: AFP
Sobreposição, calça ais larguinha e gorro surgem na proposta jovem e despojada da Y-3, do estilista japonês Yohji Yamamoto
Foto: AFP
Casaco bege largo, com barrado xadrez pied-de-poule igual ao do vestido: Tommy Hilfiger
Foto: Getty Images
Texturas em preto surgem sobre tonalidade marrom no modelo que traz o bandage renovado de Herver Leger by Max Azria
Foto: AFP
O cinza é outra cor que promete emplacar no verão, como nesse look com casaco, saia, blusa e capuz de Alexander Wang: as luvas são de pele e lembram de boxeador, apesar de irem até o cotovelo
Foto: Getty Images
Amarrações na roupa cinza completada com pele de Alexander Wang: nos pés, polaina sobre os sapatos
Foto: Getty Images
Narciso Rodriguez, que se inspirou na artista plástica brasileira Lygia Clark, propõe maxicolete cinza, usado como vestido
Foto: Getty Images
Narciso Rodriguez, que se inspirou na artista plástica brasileira Lygia Clark, propõe maxicolete cinza, usado como vestido
Foto: Getty Images
Texturas fazem parte das tendências de outono-inverno 2013, como nessa proposta da Proenza Schouler
Foto: Getty Images
Casaco, textura e couro em tonalidades escuras: tendência para o inverno 2013 da Theyskens' Theory
Foto: Getty Images
Preto total no look da Diesel Black Gold, que traz tachas de diferentes tamanhos na jaqueta e pequenas no vestido
Foto: Getty Images
O preto é uma forte no inverno: na proposta de Victoria Beckham, uma releitura do smoking masculino
Foto: Getty Images
A mistura de cores, ombros marcados e peça acinturada: Victoria Beckham
Foto: Getty Images
Casaco de pele, sobre calça e vestido aberto; de Alexandre Wang
Foto: Getty Images
Saia e casaco fechado de pele, no desfile de Marc Jacobs
Foto: Getty Images
Bolero de pele com saia acetinada e camisa: de Carolina Herrera
Foto: Getty Images
O vestido reto e longo em azul-claro ganha gola de pele bordô
Foto: Getty Images
Bolero curto de pele cinza sobre vestido reto e acetinado de Marc Jacobs
Foto: Getty Images
Pelerine curto de pele se sobrepõe ao paletó e à saia justa: Dona Karan
Foto: Getty Images
Jaqueta de pele em dois tons sobre calça larga na proposta d 3.1 Phillip Lim, com tom colegial
Foto: Getty Images
Vestido casaco branco, com mistura de tecido e pele: Jason Wu
Foto: Getty Images
O casaco verde-militar é ajustado com cinto-suspensório, tem barra mais larguinha, gola de pele branca e é usado com calça superjusta: Prabal Gurung
Foto: Getty Images
O efeito siliconado apareceu na Edun, de Bono Vox e sua mulher, como nesse vestido usado com legging e bota
Foto: Getty Images
O efeito siliconado apareceu na Edun, de Bono Vox e sua mulher, como nesse vestido usado com legging e bota
Foto: Getty Images
Francisco Costa aposta no vinil para este vestido da Calvin Klein com saia mais ampla e vazados na lateral: cintura marcada
Foto: Getty Images
Bordado barroco dourado sobre fundo pink no desfile de Oscar de la Renta, que teve a ajuda de John Galliano, ex-Dior
Foto: Getty Images
Longo amarelo de Zac Posen ganha bordado barroco: tendência que promete ficar para em várias estações
Foto: afp
O vazado no vestido reto de Tory Burch também remete ao barroco
Foto: Getty Images
Do fundo preto e com saia ampla, a Marchesa também aposta no bordado barroco dourado na região da cintura nesse vestido tomara que caia