Exclusivo: Cesar Galindo diz que faz "peças para serem colecionadas"
Acalmar os ânimos, diminuir o ritmo em que se leva a vida, parar por um instante para prestar atenção na realidade. É tempo de reflexão. Esta é a mensagem e a inspiração da nova coleção de Cesar Galindo.
De acordo com o estilista, "o mundo está se movendo muito rápido, estamos vivendo a nossa vida de uma forma corrida, e para melhor interpretar o mundo a nossa volta nós temos que, simplesmente, parar - como em um estado de ausência de gravidade, de flutuação - para percebermos os detalhes. A vida tem tanta coisa para nos mostrar em todas as esferas criativas. Só precisamos saber tirar um tempo para vê-las e reconhecê-las".
Na noite da última quinta-feira (7), durante evento promovido pelo canal de TV americano AMC para o lançamento de duas de suas séries (Immortalized e Freakshow), Cesar Galindo, entre pequenos retoques de última hora e cumprimentos a convidados, conversou com o Terra. “Hoje eu estou mostrando a minha couture line, que é uma colaboração com o AMC. Eles estão lançando essas duas séries novas e me chamaram para colaborar com o projeto artístico. Eu estou adorando, é sempre uma novidade. A melhor coisa disso tudo é poder sair do circuito da passarela e mostrar o meu trabalho para os nova-iorquinos de uma forma diferente, com todas essas instalações, com todo um clima único.”
Cesar atingiu notoriedade em 1993, depois de um vestido assinado por ele estampar a capa da Elle Magazine, no corpo da modelo Karen Mulder. Desde então, os vestidos têm sido seu chamariz. Nesta coleção outono/inverno, contudo, Cesar decidiu explorar também outras peças. “Eu sou um entusiasta do sportwear. Então, preparei para esta coleção jaquetas e casacos lindos, verdadeiras peças para serem colecionadas”.
Alem de comandar sua própria marca, ele desenha para clientes como Joan Jett, Courtney Cox, Madonna, L.A.M.B. by Gwen Stefani e Dolce & Gabanna - onde desenhou peças exclusivas para celebridades durante nove anos. No seu currículo também constam sete temporadas para Calvin Klein Collection sob a direção de Francisco Costa. São 23 anos de carreira.
O design é estruturado com base em cores monocromáticas, mesclando tons azuis, vermelhos, cinzas e prateados. Os tecidos explorados incluem desde o antigo brocado e jerseys até georgettes. Não são só os tecidos que importam, e sim a justaposição das peças e estampas.
Perguntado sobre a relação entre seu trabalho e o mercado pret a porter, Galindo não mostra dúvidas. “No mundo do design você tem que competir com H&M e Zara, que imitam tudo e muito rápido. Eu quero fazer alguma coisa diferente, diferente do que tem em lojas como estas. E, para ter uma peça diferente, eu tento pensar mais adiante. Acho que, no final, as pessoas sempre vão preferir aquilo que ninguém tem.”
Onde encontrar a Czar
CUSP by Neiman Marcus
Tootsie / Houston
Sloan-Hall / Houston
Michelle Farmer Collaborate (3locations, Palm Beach, Bridgehampton, Puerto Rico)
Gwynn's of Mount Pleasant, S.C.
Via Donna Boutique, Paris, France
Mysteria / St. Petersburg, Russiaes