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'O Brasil é o mais importante dos mercados emergentes', diz T. Hilfiger

Antes de apresentar sua coleção primavera 2014 na semana de moda de Nova York, o estilista falou com exclusividade ao Terra sobre a importância do mercado brasileiro

9 set 2013 - 19h22
(atualizado às 19h23)
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Foto: Marina Massote / Especial para Terra

Nascido em 1951, Thomas Jacob Hilfiger, ou Tommy Hilfiger, como é mundialmente conhecido, é o segundo de nove filhos de um joalheiro de Elmira, uma bucólica cidade do noroeste do estado de Nova York. Sua carreira na moda começou quando ainda era um simples estudante do ensino médio. Em conversa exclusiva com o Terra, o estilista lembrou que, quando era novo, costumava usar roupas muito formais, como camisas e calças sociais. Aos 18 anos resolveu mudar radicalmente seu modo de se vestir. "Eu queria fazer algo diferente com este meu look todo certinho. Decidi, então, entrar para o mercado de moda."

Junto com alguns amigos do colégio e com um investimento de US$ 150, Tommy abriu  uma pequena loja chamada People's Place, com o objetivo de trazer a moda de Nova York e Londres para a pequena Elmira. O sucesso foi estrondoso e, em pouco tempo, o jovem Thomas Jacob tinha pontos de venda espalhados por todo o estado de Nova York. Entretanto, após sete anos, a crise econômica que começava a afetar os Estados Unidos ao final da década de 70 aliada ao estilo de vida festeiro que Hilfiger levava tiveram um enorme impacto nos negócios do estilista: ele estava falido. 

"Eu fiquei arrasado, já que tinha começado do zero e me esforçado muito. Mas o fato disso ter acontecido me ajudou a trabalhar um lado que até então eu não tinha: o de empreendedor. Fui inspirado a voltar às origens, reformular o estilo formal do passado e fazer o que eu chamo hoje de 'preppy with a twist', o formal reelaborado", conta Tommy Hilfiger.

E assim foi lançada a marca que leva o seu nome e arrecada bilhões de dólares por ano, com mais de 1.200 lojas espalhadas pelo mundo e um crescimento intenso em mercados emergentes. "O Brasil é o mais importante dos mercados emergentes. A marca Tommy Hilfiger está expandindo no país agora, nesse exato momento, enquanto conversamos", afirma o estilista. Para conquistar o novo mercado jovem, Tommy busca sempre inovar. Ele acaba de lançar, em Nova York, sua nova coleção primavera 2014, com roupas coloridas e vibrantes que trazem como tema o verão sem fim.

Além dos looks apresentados na passarela, a grande novidade desta temporada ficou por conta do novo sistema de mídia integrada criada para o evento, em que a equipe dos bastidores, modelos, blogueiras e jornalistas puderam, dentro de uma mesma plataforma, postar e ter acesso a todos os posts feitos, em redes sociais, sobre o desfile. "Eu acho que tempo real é muito importante e poder mostrar ao público tudo o que estamos fazendo - da maquiagem das modelos à escolha de cada peça - é o que as pessoas querem ver. Nós estamos abrindo o nosso mundo para o público externo ", conclui Hilfiger.

Fonte: Especial para Terra
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