Estilista explica por que colocou pênis à mostra em Paris
Rick Owens disse querer apresentar um mundo utópico, sem medo e vergonha
O estilista Rick Owens explicou ao site WWD por que apostou em modelos sem cueca ou tapa-sexo, com roupas de recortes estratégicos na região genital, no desfile da coleção inverno 2015 na semana de moda masculina de Paris, França, na última quinta-feira (22). “Todos nós sabemos que a aparência da passarela não é destinada a ser interpretada literalmente, ela ilustra um modo de ser. Gostaria de apresentar um mundo utópico, livre do medo e vergonha”, escreveu o estilista em resposta à polêmica que causou.
A explicação não parou por aí. “Passo por estátuas de mármore clássicas de nudez no parque todos os dias, e elas são uma visão de sensualidade, sim, mas também da graça e da liberdade. Como participante em uma de nossas arenas estéticas mais progressistas, não posso usar essas imagens? É apropriado apenas para um filme de Michael Fassbender?”, questionou.
“Tendo sido influenciado por medo e vergonha ao crescer, amo a ideia de colocar uma energia mais amorosa para fora, sempre que posso", completou o estilista.
Ao que tudo indica, as fotos que circularam na internet pós-desfile “chocaram” mais do que a versão ao vivo. Segundo a New York Magazine, os pênis não eram o centro do desfile e teve muita gente que nem percebeu. “Se você piscasse, perdia isso. Por isso muitos editores não viram, porque estavam muito ocupados usando o celular”, escreveu a crítica. E completou: “como 2014 foi o ano das bundas, 2015 parece que será o ano das protuberâncias na terra da moda”.
Vale lembrar que pênis à mostra não é novidade na passarela. Nos desfiles de Londres, Inglaterra, em fevereiro do ano passado, a grife Bas Kosters brincou com o membro sexual masculino, pintando uma cara de palhaço em volta. E nem teve tanta repercussão assim.