Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paris: amante da moda chama atenção com looks nada convencionais

Mr. Titus viaja pelo mundo encarnando personagens e figuras típicas, e diz que apesar de amar a moda, também debocha dela

28 fev 2013 - 07h47
(atualizado às 07h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio a tantas celebridades, modelos e fashionistas, chamar a atenção durante uma semana de moda como a de Paris não é tarefa fácil. Mas, para um verdadeiro amante da moda, o que conta não é a fama, a beleza ou a etiqueta de grife. E é assim que Mr. Titus, um francês de origem modesta e já na casa dos 50, vestindo um look que não custou mais do que 130 reais no total, disputa os flashes com os lançadores – e seguidores – de tendências.

Mr. Titus se define, antes de tudo, como um colecionador. Apaixonado por roupas, especialmente uniformes militares, ele percorre brechós e mercados de pulgas atrás de peças que chamem sua atenção ou contem uma história.

Sempre que pode, viaja pelo mundo – e pelo tempo – levando um figurino cuidadosamente escolhido e encarnando, por exemplo, um zulu branco na África do Sul, o líder apache Geronimo no Arizona ou um soldado da Primeira Guerra Mundial em Verdun, na França. Tudo é devidamente registrado em fotos, que ele mostra no seu blog ou nos álbuns que carrega consigo.

A cada semana de moda em Paris, onde nasceu e vive ainda hoje, escolhe algum tema que orienta a produção. Nesta temporada, vestiu-se de pele da cabeça aos pés.

<p>Mr. Titus se considera um artista do mundo da moda</p>
Mr. Titus se considera um artista do mundo da moda
Foto: Daniela Fetzner/Especial para Terra

“Eu amo a moda, mas eu também debocho dela”, disse Mr. Titus ao Terra. Ele critica a falta de senso de humor da moda de hoje. “As pessoas esquecem que a moda é diversão,” disse, citando John Galliano como um de seus estilistas preferidos – e comemorando a possível volta do designer inglês, que colaborou na última coleção de Oscar de la Renta.

Acompanhando a semana de moda parisiense desde a década de 1980, Mr. Titus lamenta que hoje modelos e celebridades acabem roubando a cena no evento. “Além disso, as pessoas têm medo de ousar, são todas iguais, só estão preocupadas com as marcas das roupas.” A exceção, segundo ele, são alguns blogueiros, que ele acompanha atentamente em meio à movimentação dos desfiles.

Enquanto conversava com o Terra, Mr. Titus foi abordado por uma mulher que passava, a caminho do desfile da tradicional maison Rochas. Com uma expressão simpática e ao mesmo tempo confusa, ela perguntou se ele era estilista. “Não”, ele respondeu, fazendo uma pausa. “Eu sou um artista, e eu amo a moda.”

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade