Semana de Paris tem Kim, Zoolander e make "duas caras"
A volta de John Galliano no prêt-à-porter, desfiles performances, angels e famosos marcaram os desfiles da capital francesa
Pronto, acabou. Sim, o encerramento dos desfiles de Paris, nesta quarta-feira (11) finalizou também a temporada de moda outono-inverno 2015-2016. Agora, é só esperar as apresentações de primavera-verão que começam no Brasil, com o Minas Trend Preview, de 6 a 10 de abril, e o SPFW, de 13 a 17 do mesmo mês.
Na capital da moda, o inverno trocou o dourado pelo prata, tem muita pele, verdadeira e falsa, grafismo em preto e branco (as listras bicolores deram as caras), estampas, modelagem larga e sobreposições. Paris deixou também muitos seios e pele à mostra, como parece ser a tendência das passarelas internacionais, e também trouxe algumas das modelos mais famosas do mundo e muita celebridade na primeira fila, como a indefectível presença de Kim Kardashian, agora loira, ao lado de seu marido Kanye West.
E também na passarela. Filhas de Mick Jagger, neta de Keith Richards e irmã de Kate Moss, por exemplo, além de angels da Victoria’s Secret, como Alessandra Ambrosio, e a outra top brasileira Carol Trentini marcaram presença. Teve ainda o efeito surpresa no desfile da Valentino. Derek Zoolander (Ben Stiller) e seu rival Hansel (Owen Wilson) entraram na passarela para gravar cenas da continuação do filme Zoolander, de 2001. A nova versão tem estreia marcada para janeiro de 2016 e mostra a dupla de modelos enfrentando dificuldades no mundo da moda por causa da idade. Os atores foram fotografados até com a poderosa editora da Vogue Anna Wintour.
Os desfiles performances também ocuparam as passarelas francesas. A volta ao prêt-à-porter de John Galliano, assinando a coleção para a Maison Margiella, mostrou que o britânico continua com a veia fashion pronta para seus espetáculos que transcendem a moda. Enquanto isso, a marca que leva seu nome, agora desenhada por Bill Gaytten, desde que Galliano foi despedido do grupo LVHM, em 2011, por antissemitismo, apresentou uma coleção fria.
As grifes Alexander Mcqueen, Jacquemus, Comme des Garçon, Vivienne Westwood, entre outras, também apostaram em desfiles com roupas e produção mais espetaculares e ousadas. Westwood, por exemplo, levou um modelo homem com vestido que lembra de noiva e peitos aparecendo, ao lado da atriz Paz de la Huerta, também com os seios de fora, que se beijaram na passarela. A própria estilista lascou um beijo em seu marido no fim do desfile. A Jacquemus fez maquiagens trompe l’oeil, desenhando um rosto na lateral da face das modelos, criando duas caras.
Aliás, no quesito maquiagem, os olhos ganham força no inverno, como mostrado em várias coleções. Chanel, por exemplo, com sua Brasserie Gabrielle, apostou no make realçando a região. E nos pés, calçados com pele e pelos, lembrando pantufas, parece que vai ser tendência na estação fria. Veja em 40 fotos um resumo dos desfiles de Paris.
Zoolander
Os personagens Derek Zoolander (Ben Stiller) e seu rival Hansel (Owen Wilson) entraram de surpresa no desfile da Valentino para gravar cenas da continuação do filme Zoolander, que satiriza o mundo da moda. E tiveram direito até a foto com a todo-poderosa editora da Vogue Anna Wintour.
Kim, sempre
A agora loira Kim Kardashian não faltou, claro, nas primeiras filas, assim como suas roupas que modelam suas curvas ou mostram seus seios.
Ao lado do marido Kanye West, a agora loira Kim Kardashian usa vestido de tela, que deixa seus seios à mostra.
Com roupa comportada, Kim veste conjunto de franjas, que é tendência, para jantar da grife Balmain.
E mais famosos
Num momento comportado, Lady Gaga usa pretinho básico para ver o desfile de Balenciaga.
A atriz de Cinquenta Tons de Cinza, Dakota Johnson, aposta em macacão preto para assistir Dior
Irreconhecível e mutante, o agora também loiro Jared Leto esteve em Paris e assistiu Balenciaga.
O papai-coruja Paul McCartney espia a apresentação da filha Stella McCartney na primeira fila em Paris
Jagger, Richards e Moss
Não, os sobrenomes famosos não se referem a Mick, Keith e Kate, mas a algumas familiares que desfilaram para Sonia Rykiel. Duas filhas de Mick Jagger, uma neta de Keith Richards e a irmã de Kate Moss pisaram a passarela da marca. Vejam:
Georgia May Jagger desfilou com meia sete oitavos e vestido-casaco xadrez.
A filha mais velha de Mick Jagger, Lizzie Jagger, também desfilou para Sonia Rykiel com seus cabelos vermelhos.
A neta de Keith Richards, Ella Richards, fez sua estreia nas passarelas em setembro passado em Nova York e também integrou o casting de modelos das grifes Sonia Rykiel e Paul & Joe (foto) em Paris.
Tops famosas
Os desfiles no Hemisfério Norte reúnem times de tops famosas para ninguém reclamar. Várias angels da Victória's Secret passaram pelas passarelas francesas, principalmente para a grife Balmain, a começar pela nossa Alessandra Ambrosio.
Alê Ambrosio desfila com look longo, com fenda e colorido para a Balmain.
A brasileira Adriana Lima também cruzou a passarela para a Balmain.
Jordan Dunn também para Balmain.
O inverno colorido da Balmain também trouxe a angel Karlie Kloss.
Joan Smalls foi outra top star que desfilou para a Balmain.
Anja Rubik desfilou para a grife francesa Isabel Marant.
Carol Trentini exibe look com patchwork de cores e estampas da Chloé.
Cara Delevingne marcou presença da Brasserie Gabrielle, tema do desfile da Chanel. Veja como os olhos estão marcados: tendência.
Kendall Jenner, irmã de Kim Kardashian, também desfila para a Chanel.
Preto no branco
Xadrezes, listras e gráficos bicolores estão entre as apostas para o outono-inverno.
No desfile de Giambattista Valli, o xadrez marcou presença.
No desfile de Valentino, o bicolor em preto e branco também apareceu.
As listras, muito vistas há algumas temporadas, voltaram no Valentino.
O xadrez damier (do tabuleiro de damas) surgiu ainda na Louis Vuitton.
Prata e pronto
O prateado surge forte para o inverno e substitui o dourado.
Louis Vuitton apostou na tendência com look prata.
Rick Owens colocou prateado até no rosto da modelo.
Estampas
Mistura de desenhos, patchwork e uma pegada anos 60 marcaram a temporada.
O macacão anos 60 da Dior, desenhada por Raf Simons, traz estampadas daquela época num look difícil de usar.
Flores em tons fortes entram na bolsa e na roupa da Carven
Pele
Falsas ou verdadeiras marcaram presença nos desfiles.
A politicamente correta Stella McCartney apostou em pele falsa, nesse modelo tipo iglu para enfrentar o frio.
Mais que moda
Além de roupas, performances, transparências, beijos, maquiagens estranhas e seios de fora foram vistos em Paris. Entre os destaques, a volta de John Galliano para a Maison Margiela
O performático e talentoso John Galliano voltou ao prêt-à-porter francês, após ser despedido da Dior e de sua própria marca, por ter proferido ofensas antissemitas num bar de Paris em 2011. Seus desfiles são espetáculos, como o mostrado na Maison Margiela, onde é diretor criativo.
Enquanto isso, a grife que leva o nome de John Galliano, pertencente ao grupo LVHM, mostrou uma moda comercial e simples, desenhada por Bill Gaytten.
Look com formas amplas e vazados é apresentado pela Comme des Garçons. Aviso: não é para usar fora da passarela, o desfile é performance apenas.
Os seios de fora da modelo passa quase despercebido quando se olha para a maquiagem trompe l’oeil, que muda de lugar o ângulo do rosto.
A renda, a transparência e um desfile com cabelos e maquiagem estranhos surgiram na apresentação da grife Alexander McQueen.
A estranha simulação de um casamento em meio à selva proposto por Vivienne Westwood trouxe o modelo homem com calça e vestido que deixa o peito à mostra ao lado da atriz Paz de la Huerta com seios à mostra e paletó, No final, ambos se beijaram.
A estilista Vivienne Westwood e seu marido Andreas Kronthaler também se beijaram no desfile. Final feliz?
Nos pés
Peles e pantufas também aparecem nas propostas para os sapatos
John Galliano foi um dos que mostrou sapatos com pelos na passarela da Maison Margiela.
Chinelo com pelinho, que lembram os usados com pijamas, estão entre as propostas da grife Vionnet.
Iris Van Herpen propõe sapato com plataforma na frente e spikes de acrílico para compor o visual. Tem coragem?