Modelos falam o que acham de desfilar com seios à mostra
Com muita transparência e looks sensuais, a 15ª edição do Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza, levou muitas modelos com seios à mostra para a passarela.
Mas o que elas acham de desfilarem com looks que escondem pouco o corpo? O Terra foi saber.“Se visto e acho vulgar não faço”, contou a paulista Ana Leticia de 24 anos. Mas os estilistas aceitam essa posição dos modelos?. “Já disse não por causa disso e sempre fui respeitada, até porque tenho que me sentir confortável para mostrar aquilo na passarela”, comentou.
Thana Kuhnen, de 23 anos, concorda com a autonomia da modelo em decidir sobre as roupas que exibe na passarela quando se trata de mostrar demais o corpo. "A modelo tem total liberdade de escolha, a palavra dela é a última que conta e as pessoas sempre perguntam se ela está com vergonha”, contou.
Seletiva em relação ao assunto, ela comentou que usou um look revelador em um único desfile de Lino Villaventura no São Paulo Fashion Week. “O Lino tem uma proposta diferente de sexy, passa um conceito de moda que faz toda a diferença”.
Mas esse poder de escolha das modelos não é unanimidade. Para a cearense Carla Menezes, as transparências e decotes fazem parte do pacote da moda, mas não cabe às modelos escolherem se querem ou não usar as peças. “É bonito quando é ligado à moda, mas acho que a modelo não tem muita voz. Quando tinha menos de 18 anos não podia desfilar por causa da lei, mas hoje não posso muito escolher”, contou nos bastidores do segundo dia de desfiles da semana de moda nordestina.
Ainda com 17 anos, a gaúcha Marina Streb não se sente nada confortável com o assunto. “Ficaria com muita vergonha, mas pensaria sobre o assunto. Sou sortuda de nunca terem me pedido”, contou.
A paulistana Nathalia Oliveira, de 21 anos, é do time que acredita que este tipo de look “faz parte”. “O povo da moda gosta disso, mas as pessoas de fora acham vulgar. Não me sinto muito confortável desfilando nem em editorial, mas faz parte”.
Já Bruna Tiedt não se preocupa muita com o significado disso na hora do desfile, já que o que importa mesmo são as modelos apresentarem as criações dos estilistas. “Na passarela não faz diferença, só no backstage dá um pouco de vergonha”. A ideia também é compartilhada pela cearense Isabelle Mititieri: "na passarela não vejo nada demais, na vida real me incomoda".
A gaúcha Lana Forneck, de 17 anos, faz um coro diferente ao das colegas e não vê problema nenhum em mostrar o corpo. “Eu desfilaria, não tenho problema com isso não. E também eu sou reta”, brincou.
Dragão Fashion Brasil
A 15ª edição do Dragão Fashion Brasil acontece entre os dias 23 e 27 de abril, em Fortaleza, no Ceará. Com o tema “A moda move o mundo”, o evento é a maior semana de moda do nordeste e reúne tendências regionais e internacionais. A programação oferece 41 desfiles além de workshops, oficinas e palestras. Entre os nomes consagrados que pisarão na passarela estão Lino Villaventura, Ivan Aguilar e Make B.
A grande novidade desta edição são as três salas climatizadas em que as apresentações serão feitas: a Sala Negra irá receber as coleções de marcas renomadas; na Sala Quartzo desfilam as grifes jovens, mas que já tem posição sólida no mercado; já a Sala Branca, que tem o formato de arena, fica para a nova geração de criadores.