Morre Rosita Missoni, figura emblemática da moda italiana
Casa de moda é famosa por combinação colorida de malhas
Considerada protagonista da alta costura e do "Made in Italy", Rosita Missoni, cofundadora da casa de moda italiana Missoni, faleceu nesta quinta-feira (2), aos 93 anos.
A italiana e seu esposo, Ottavio, morto em maio de 2013 em decorrência de problemas respiratórios, fundaram a grife conhecida pela combinação colorida de malhas, que foi exportada para todo o mundo.
A cor sempre foi a marca registrada da maison, tornando as roupas e acessórios reconhecíveis nas vitrines dos ateliês de Milão, Paris, Londres ou Nova York.
Nascida em Gallarate, em uma família de artesãos têxteis, Rosita sempre esteve ligada à região de Varese e, em particular, a Sumirago, onde teve uma casa-ateliê. Ela e Ottavio se apaixonaram em 1948 e, em 1953, se casaram e instalaram em sua casa um pequeno ateliê para continuar o trabalho de produção de tear que Missoni havia começado anos atrás.
Em 1964, os dois criaram a primeira estampa em ziguezague.
Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A casa também já trabalhou em carros da marca Mazda e hotéis do grupo Rezidor.
O casal teve teve três filhos, Luca, Angela, que assumiram o negócio em 1996, e Vittorio, morto em um acidente aéreo em 2013.
.