No Brasil, Stefano Ferragamo compara mercado de luxo ao Carnaval
Stefano Ferragamo, consultor da luxuosa grife de calçados Salvatore Ferragamo, veio para o Brasil para fazer a Palestra "Luxo e Calçado: A Busca da Perfeição", umas das mais esperadas da Francal, Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, na tarde desta segunda-feira (25) em São Paulo. Afinal, quem não quer escutar "dicas" do consultor de uma das grifes mais desejadas, que esteve na cabeça e nos pés de nomes como Sophia Loren e Marilyn Monroe, além de fazer sucesso com a Rainha Elizabeth, Eva Longoria e Charlize Theron? Sem contar a top brasileira Gisele Bündchen, que também já estrelou as campanhas publicitárias da marca.
Enquanto falava sobre o mercado de luxo, no qual Salvatore Ferragamo se encaixa perfeitamente, comparou a produção de seus famosos sapatos com o Carnaval do Brasil. "Para preparar uma coleção e criar um desfile, trabalhamos com toda a equipe junta e com música no último volume. Este é o nosso Carnaval. Temos a obrigação de transformar tudo em realidade. Para isso, misturamos o custo, a criatividade, a estrutura e a organização", detalhou.
Após a palestra, questionado com exclusividade pelo Terra sobre essa comparação, Stefano acrescentou: "tudo é uma festa. Não só em Milão, mas também em Paris, em Londres ou qualquer outro lugar. Temos que nos preocupar com a cenografia, transmitir o conceito, a ideia principal, as inspirações. Não focamos só no comercial, mas também na apresentação. No final, tudo o que queremos é o aplauso".
A melhor definição da moda criada por Stefano é o envolvimento que cria uma espécie de mágica para as clientes que querem o produto sem mesmo ter tocado ele. "Os criadores gostam de se divertir e o produto final é o reflexo do artista, é sua alma, mas que foi trabalhada em equipe. Assim como no Carnaval. Fazemos a busca do belo, harmonia, com cores, sensações e perfeição", explicou.
Muito se fala em luxo, mas para Stefano, o conceito não tem como base o preço dos produtos. "Essa palavra deve ser o equilíbrio perfeito de técnica e estética. Hoje o luxo não é para ricos apenas e já tem um público variado, com estilo e personalidade", declarou. A justificativa para colocar no mercado sapatos caros, mas desejados, é o "preço de um trabalho feito 100% em conjunto", que envolve a idealização, o projeto, pesquisa, desenvolvimento e gestão. "O preço envolve estilo, produção e vendas, com profissionais fundidos entre si com o mesmo objetivo", disse.
Para Stefano, para tornar uma marca grandiosa, conhecida no mundo inteiro, é necessário que exista uma perfeição de medidas e adaptação aos vários países. "Isso dá o conceito de perfeição de luxo. A tipologia dos pés no mundo é variada e, por isso, precisamos de profissionais que façam essa adaptação de clima, hábitos e tamanhos", destacou. "Erros e defeitos no mundo do luxo são intoleráveis", alertou.
Mas, apesar de o Brasil ainda ser um país emergente, Stefano vê um mercado forte e crescente, já aparente no "luxo acessível" - não tão caro, mas com o desenvolvimento próximo da perfeição. "O Brasil é uma potência enorme e o luxo acessível já começou a ser produzido com um novo gosto que o país está desenvolvendo. Isso deve explodir futuramente", destacou. Segundo o consultor, o segredo é trabalhar com a matéria prima da região, com o sistema de produção já utilizado nela para elevar os padrões do país. "É possível criar uma grife tradicional", finalizou.
A Francal 2012, 44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, vai de 26 a 29 de junho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.