Queridinho de Marquezine, Matthieu Blazy assume Chanel
A Chanel confirmou nesta quinta-feira (12) o nome de Matthieu Blazy, até na Bottega Veneta, no cargo de diretor criativo da maison, que estava vago desde junho, quando a estilista Virginie Viard se desligou da marca fundada por Coco Chanel. Desde então, vários nomes foram especulados para a vaga, que pertenceu por 36 anos (desde 1986) a Karl Lagerfeld, morto em 2019.
Segundo a publicação WWD, especializada em moda, Blazy deve se juntar ao time da Chanel em abril de 2025 e apresentará a primeira coleção assinada por ele em na semana de prêt-à-porter, para cumprir a cláusula de "quarentena" exigida pelo grupo Kering, dono da Bottega Veneta.
Ele será responsável por todas as coleções de alta costura, prêt-à-porter e acessórios e se reportará a Bruno Pavlovsky, presidente de moda e presidente da Chanel SAS. "Estou emocionado e honrado por me juntar à maravilhosa Maison Chanel. Ansioso para conhecer todas as equipes e escrever este novo capítulo juntos", disse Blazy ao WWD.
Ver essa foto no Instagram
"Sua visão e talento irão reforçar a energia da marca e nossa posição como líderes no setor de luxo", declarou Alain Wertheimer, presidente executivo global da Chanel, empresa que pertence à sua família desde a década de 1950, quando Chanel a direção criativa ainda estava sob o comando da própria Chanel.
O estilista franco-belga, que já trabalhou em empresas como Celine, Clavin Klein, com Raf Simons, e Maison Margiela, estava desde 2021 como diretor criativo da italiana Bottega Veneta, pertencente ao grupo Kering, mesmo dono da Gucci. Chegou lá meio desacreditado, mas colocou a marca no radar de celebridades do mundo todo, com peças criativas, bolsas que viravam objetos do desejo, como os modelos em tressê, e suas regatas de couro.
Ver essa foto no Instagram
Entre as brasileiras que têm usado suas criações, estão nada menos que Bruna Marquezine (acima no último desfile da marca, em setembro), Sabrina Sato e Marina Ruy Barbosa.
Ver essa foto no Instagram
As duas primeiras, aliás, se encontram no último desfile da Bottega Veneta em Milão e exibiram suas cadeiras, em forma de pufe com formas de bichos. "Bravo, Matthieu Blazy", escreveu Sato na publicação.