Quiet Luxury: veja como usar a trend dos ricos e milionários
O chamado "quiet luxury", ou luxo silencioso, é aquela tendência que parece feita apenas para milionários, cujo status chega a ser inalcançável pelos pobres mortais, como a maioria da população. Mas essa realidade não é tão distante. Se os ricos usam peças de grifes caríssimas, você pode se inspirar no estilo e apostar em peças clássicas, cores neutras e caimento perfeito com produções que cabem no seu bolso. Basta uma boa pesquisa nas lojas e um senso estético apurado.
A tendência começou a chamar a atenção por conta da série fenômeno da HBO, "Succession" cujo capítulo final foi ao ar em maio, e pelos looks usados por Gwyneth Paltrow em julgamento sobre um acidente de ski, em que aparecia no tribunal com roupas limpas, de corte perfeito e cores sóbrias e neutras. O contexto da tendência é criar uma armadura de poder silencioso, com refinamento e polidez, como uma "couraça" difícil de transpassar. Uma inacessibilidade traduzida pela comunicação não verbal.
A personagem de Marina Ruy Barbosa na novela "Fuzuê", que estreou esta semana exibe essa estética, com looks em cores neutras, sem complementos exagerados, como se tudo estivesse medido em seus mínimos detalhes. A figurinista Flávia Azevedo revelou ao jornal "O Globo" como pensou no figurino de Preciosa dentro do estilo "luxo silencioso". "Ela vai usar cores mais discretas e sóbrias, sem muita extravagância, mas de muito bom gosto e elegância", contou. A personagem já apareceu com looks que comprovam essa premissa, vários deles, como vestido branco e a saia caramelo, usado nesta semana, da marca da atriz, a Ginger.
Inspire-se nos looks de famosas como a personagem de Marina Ruy Barbosa, além de Isabella Fiorentino, Sasha, Ana Hickmann, Adriane Galisteu, Sophia Abrahão e Isis Valverde.
Vestidos limpos
Cores neutras, peças lisas e cortes secos compõem a trend do luxo silencioso nos vestidos. Marina Ruy Barbosa, na vida real e na novela, Ana Hickmann e Sophia Abrahão provam isso com modelos que se encaixam perfeitamente na tendência.
Tricôs clássicos
A maioria dos looks de Isabella Fiorentino contempla a tendência "quiet luxury", como essa blusa de tricô com as clássicas listras em azul-marinho sobre off-white. É uma peça atemporal e perfeita para dias com temperaturas frias, mas nem tanto, como tem sido grande parte de nosso inverno.
Blazer eternos
Investir num blazer em tom básico, com caimento, corte e tecidos perfeitos é um sinônimo de elegância atemporal, como mostram Adriane Galisteu, Ana Hickmann e Sasha. Cinza, off-white e preto são nunca saem de moda. Sasha ainda complementa com camisa branca, outra peça clássica, e calça, criando um terninho eterno.
Texturas
Azul-marinho e bege estão entre as principais cores usadas na trend. Aliadas a texturas no tricô ou em acessório ficam ainda mais chiques, dando um ar sofisticado às produções, sem exageros, como mostram Ana Hickmann e Isabella Fiorentino.
Alfaiataria moderna
Isis Valverde prova que a alfaiataria vai além dos terninhos, com essa produção toda branca, com camisa e calça de pernas largas. A calça tem um corte moderno, mas não deixa de exalar sofisticação delicada.
Mistura de básicos
Mais uma lição fashion de Isabella Fiorentino, com peças básicas e eternas, como o trench coat bege, a regata branca e a calça preta. Luxo sem ostentação.