Seleção Feminina do Brasil: "calção menstrual" e outras novidades do uniforme
Com proposta ambiental, nova camisa do Brasil tem caimento adequado para o corpo das mulheres
No começo de junho a Nike apresentou a coleção completa do uniforme da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia.
A coleção tem pegada ambiental e, segundo os patrocinadores, foi inspirada na Amazônia; ela se chama "mãe natureza". A camisa traz estampas de folhagens tropicais, muito parecida com a usada pela Seleção Masculina em 2022, que homenageou a onça-pintada.
Vale dizer que a camisa é sustentável e foi produzida a partir de materiais reciclados (como sobras de produção que não chegam ao consumidor) e poliéster de garrafas plásticas recicladas.
Outra novidade do uniforme deste ano são os shorts pensados para o período menstrual – novidade que a marca chama de Nike Leak Protection: Period. As jogadoras terão à disposição uma peça extra para evitar possíveis vazamentos. Os calções são avulsos e podem ser usados por baixo da peça oficial.
Bruna Linzmeyer e outras famosas participam da divulgação
Para divulgar o lançamento, a Nike convidou as jogadoras Debinha, Bia Zaneratto e Kerolin. Além disso, a cantora Ludmilla, a skatista Pâmela Rosa, a streamer Babi Loud e a atriz Bruna Linzmeyer também foram convidadas para estrelar a campanha.
"Quando eu penso em mãe natureza, penso nas pessoas que tiram seu sustento da floresta e que têm um respeito por essa troca”, disse Bruna durante a divulgação do uniforme.
A atriz comentou ainda sobre a importância do futebol em sua vida. "O futebol para mim é um espaço de carinho. Minha relação com o futebol se concretiza quando eu vou pertencendo cada vez mais à comunidade LGBTQIAP+", falou.
Atendendo a pedidos
Assim como realizado na edição de 2019 da Copa do Mundo Feminina, neste ano os uniformes foram produzidos a partir de "estudos e troca de informações com jogadoras profissionais e amadoras", segundo a Nike.
Na última edição, o grande diferencial foi a mudança no caimento do calção, que trouxe um corte que facilitava a prática do futebol para mulheres. Para 2023, as camisas também apresentam caimento diferenciado, com maior ventilação e leveza.
Já já começa!
Para acompanhar a estreia do novo uniforme, fique de olho no torneio que começa no próximo dia 20. O Brasil está no grupo F com França, Jamaica e Panamá (com quem faremos nosso jogo de estreia, dia 24 de julho).
Está será a chance do Brasil estampar a primeira estrela em sua camisa, já que a seleção feminina nunca venceu uma Copa do Mundo.