Mulher-Maravilha? Famosas apostam em capas nos red carpets
Recurso, que tem sido usado nos tapetes vermelhos, pode ampliar o visual e ser muito incômodo
É tendência. Muitas famosas têm apostado em looks com capas para o tapete vermelho e até em modelos mais informais. Essa síndrome de Mulher-Maravilha, mesmo que seja para fazer charme, está em alta. Dependendo do corte e modelagem, pode até ficar elegante para algumas, mas traz alguns perigos.
Entre as armadilhas, segundo a consultora de moda Danielle Ferraz, a mulher pode parecer fantasiada ou ganhar muito volume na silhueta. Ela porém, não é contra a tendência. “A capa é um ótimo recurso para acompanhar vestidos de festa, já que é uma cobertura refinada para peças sofisticadas. Há duas versões em alta: a capa combinando com o vestido, numa espécie de conjunto e o vestido com a capa acoplada. A idéia é usar para dar glamour ao look e principalmente solucionar a questão de se chegar com uma peça por cima em dias de temperaturas amenas. E claro, fazer charme!”
De qualquer forma, as capas presas ao vestido podem tolher os movimentos, o que significa deixar os braços meio presos sob elas. Para Danielle, o ideal é evitar as capas estilo pelerine, no caso de não querer ganhar volume extra na silhueta. “Em relação à ocasião, basta alinhar o estilo da capa à situação: longas e de tecidos mais refinados em festas noturnas e curtas e mais casuais em eventos mais informais.”
E para não parecer uma Mulher-Maravilha, a consultora dá a dica: “Prefira fazer um composê entre a capa e o vestido, coordená-los como um conjunto ou adotar um vestido mais minimalista que já tem a capa acoplada”. Entre os principais erros, está o de usar capa com capuz. “Vai parecer a Chapeuzinho Vermelho”.
Claro que muitos vestidos de tapete vermelho são feitos apenas para sair bem nas fotos, sem a mínima obrigação com o conforto. E muitos com capas entram nessa categoria. A mulher pode se sentir uma “rainha” com os modelos assim, mas não devem ficar muito tempo nos looks de festa. “A capa e a pelerine são clássicos que voltaram à moda com força graças ao red carpet. Mas não vão sair de cena, já que são peças atemporais. O que irá passar é a febre nos tapetes vermelhos”, afirma Danielle Ferraz. Veja 23 exemplos de looks com capas e tire suas próprias conclusões a respeito da tendência.
Madonna
Madonna já aderiu à moda das capas, como nesse look com o qual foi ao baile do Metropolitan Museu de Nova York. Pelo menos aqui, ninguém precisava puxar o adereço, como aconteceu num de seus shows, que a levou ao chão. Mas ele acaba sobrando no look.
Rihanna
A escolha da capa amarela por Rihanna para ir ao baile do Met foi a que suscitou mais comentários nas redes sociais: omelete, pizza foram apenas algumas das comparações. Mesmo tendo sido bordada por um estilista chinês (a China é o tema da exposição ainda em cartaz no Met), o look é exagerado e “incopiável”.
Emily Blunt
Emily Blunt foi mais uma que escolheu look com capa para ir ao baile do Met, no começo de maio. Não dá para falar que ficou feio nela, mas podemos afirmar que sem ela o look também estaria bem lindo. Imagine andar, dançar e sentar com complemento. Nem Mulher-Maravilha seria capaz.
Isabella Rosselini
O vestido branco vem acompanhado por uma capa com desenhos redondos em vermelho e rosa. O modelo, porém, não trouxe muito volume à silhueta e até que combinou com sua idade e biótipo, mas tem de ter atitude para encarar o look.
Li Yuchun
A atriz e cantora chinesa Li Yuchun usa look proposto por Jean Paul Gaultier em seu desfile de alta-costura, com forte referência ao guarda-roupa masculino. É preciso coragem e atitude para segurar a produção, principalmente fazendo preguinhas na altura da virilha.
Katy Perry
Katy Perry também apostou no vestido com capa para um evento em 2014. Não bastasse a capa, a cantora ainda escolheu tecido estampado que lembra sofá. Tudo aumenta a silhueta e parece muito incômodo. Fuja.
Não bastasse o look de cima, Katy Perry também usou capa com bordados dourados sobre vestido longo de veludo. Quer ampliar seu visual ou se vestir como a realeza da Idade Média? Então é só copiar o look da cantora.
Mallika Sherawat
É tanto pano neste look da atriz indiana Mallika Sherawat, que dá para fazer outro vestido só com a capa. Parece pronta para gravar um filme de conto de fadas em Bollywood.
Jennifer Lopez
Jennifer Lopez gosta de mostrar o corpo, mas no Globo de Ouro resolveu usar vestido com capa enorme. Lembram-se do ditado “8 ou 80”, pois é, aqui ela chegou nos 80, apesar do decote e da fenda.
Mas aqui, Jennifer Lopez está no 8. A capa lembra um roupão para ficar em casa e colocar quando acorda ou sai do banho. Para eventos, é forçar a barra.
Lupita Nyong'o
Lupita Nyong'o segura bem esse vestido/capa vermelho, porque tem estilo e porte para o modelo. De qualquer forma, o look ficaria maravilhoso apenas com o vestido reto e mais nada.
Nicky Hilton
Nicky Hilton, a irmã de Paris Hilton, também usa o modelo com capa grudada nos ombros. Pode até parecer elegante na foto, mas é tão incômodo que o melhor é usar apenas a parte debaixo mesmo.
Sarah Jessica Parker
Já faz tempo, lá em 2011, Sarah Jessica Parker usou o modelo vermelho com capa, fechadinha no pescoço. Estava na Rússia. Vai ver ficou com síndrome de czarina. Sinceramente, parece figurino de histórias de princesa, rainha má etc.
Cate Blanchett
Ok, Cate Blanchett estava em Dubai e foi com look bem fechado, talvez até por respeito, mas o vestido longo, com capa que sai da altura da cintura parece mais um vestido religioso que de gala. Imagine o vestido sem a capa: ficaria mais limpo e não menos respeitoso.
Gwyneth Paltrow
Gwyneth Paltrow usou o modelo no Oscar de 2012. Mas na festa da revista Vanity Fair, logo depois do evento, teve um momento de lucidez e tirou a capa. Veja como o look ficou muito mais suave e clean.
Laetita Casta
No Festival de Cannes de 2013, a modelo Laetitia Casta exagerou na capa, que parecia asas. Se o complemento já não é legal em tecido normal, assim piora exponencialmente.
Carolina Parsons
A atriz chilena Carolina Parsons foi outra a aderir ao estilo “mulher-maravilha”, com esse modelo azul. O que não usou na frente, com decotão e fenda, foi para a parte de trás, também totalmente dispensável.
Julianne Moore
Em vestidos mais curtos, as capas também entram, como essa diagonal brilhante como o vestido. A sensação aqui é que aumenta a silhueta de quem está usando.
Ethan Miller
E tem também esse vestido co m capa da Balmain, que já foi usado por Alessandra Ambrosio no ano passado e por Chrissy Teigen no último prêmio Billboard, em maio. A impressão que se tem é que a peça deixa os movimentos engessados.
Tassia Naves
E o modelo Balmain parece ter feito sucesso, tanto o original, usado por Kim Kardashian no ano passado, quanto a cópia feita pela marca Skazi, usada pela blogueira Tassia Naves também em 2014 e pela funkiera Lexa, em maio. A impressão de prender os movimentos é mesma em todas.
Eva Longoria
Eva Longoria escolheu look branco e curto. Bastaria o vestido para ficar elegante. Só que resolveu colocar a capa com franjas por cima para ficar parecendo que está com uma cortina sobre o corpo. Não, please!
Thaila Ayala
Thaila Ayala resolveu também usar vestido branco com capa durante sua viagem a Cannes em maio. Pode ser que a moda pegue, de verdade, mas o efeito que o acessório traz ao look sempre vai remeter a super-heroínas, fantasias e, em muitos casos, mau gosto. Arranca a capa e faz um blusa ou uma saia, assim o tecido teria muito mais utilidade.