SPFW 55: conheça as marcas estreantes da edição deste ano
Com diferentes estilos e abordagens, sete marcas estreiam na edição deste ano do SPFW; conheça cada uma delas
Começou nesta quinta-feira (25), a 55ª edição do São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina. O evento terá 42 desfiles, sendo 31 deles presenciais e 11 fashion films, que unem estilistas consagrados, com jovens estreantes no mercado da moda. Então, se você ficou curiosa para saber quais são as grandes novidades do SPFW deste ano, confira a lista abaixo.
Foz
Fundada em 2020, pelo alagoano Antonio Castro, a marca brasileira surgiu a partir da necessidade de reunir a ancestralidade e cultura do artesanato tradicional à um produto de moda contemporâneo. As peças são confortáveis e contam com interferência têxtil e bordados de artesãos do estado de Alagoas.
Gefferson Vila Nova
Gefferson Vila Nova é um designer de moda de Salvador que cria coleções exclusivas, revivendo formas clássicas e desafiando técnicas de fabricação. Ele gosta de manipular matérias-primas tecnológicas e incomuns para criar formas que representem a cultura jovem brasileira por meio de uma abordagem não tradicional e de sua estética de streetwear.
Rafael Caetano
Rafael Caetano é um estilista brasileiro que cria moda para o público LGBTQ+. Formado em moda pela Faculdade Santa Marcelina, ele já trabalhou para marcas como Cavalera e Adriana Degreas. Sua marca reúne sungas e outras peças com estilo vibrante e transparência que tem conquistado muitos admiradores.
The Paradise
A marca carioca criada por Thomaz Azulay e Patrick Doering reúne peças coloridas e com estampas que traduzem o realismo fantástico em desenhos que transformam as roupas em obras de arte usáveis e colecionáveis. Por isso, elas são numeradas a mão e lançadas em edição limitada.
Marina Bitu
Marina Bitu é uma estilista cearense que produz peças exclusivas seguindo a filosofia do slow fashion. Suas coleções apresentam texturas, cores e transparências, criando looks elegantes e complexos. As peças, voltadas para o público feminino, são comercializadas em escala reduzida no varejo e atacado e buscam valorizar a cultura brasileira e nordestina.
Forca Studio
A marca criada por Vivi Rivaben e Silvio de Marchi utiliza novos tipos de tecido como o foton fabric, aliado a lycra e ao couro, em suas criações. O estilo da grife mescla a alfaiataria com peças que remetem aos esportes radicais sobre rodas, como o automobilismo, ciclismo e motocross.
David Lee
A grife liderada pelo estilista cearense David Lee funde a alfaiataria com o sportswear, inspirada na cultura nordestina. A partir de técnicas manuais como o crochê, ele cria peças únicas e funcionais. A marca valoriza a discussão de temas importantes na moda e explora o vestir como um espaço de liberdade, misturando referências e descobrindo novas formas de expressão.
E então, qual destas marcas estreantes na SPFW 55 você mais curtiu? Conta pra gente!