SPFW: veja 13 tendências quentes dos desfiles em 55 looks
O SPFW terminou nesta segunda-feira (21) com o desfile de Fernanda Yamamoto, no Pavilhão Japonês no Ibirapuera. Entre a apresentação dela e de Alexandre Herchcovitch, que abriu a 58ª edição do evento no dia 14, mais 37 grifes desfilaram. Várias tendências foram mostradas nas passarelas. Separamos 13 delas para você se inspirar.
O crochê continua firme e forte; entre as cores, o amarelo-manteiga, o branco e terrosos marcaram presença. Há tambpem fitas como enfeite, lingerie à mostra e mais. E personagens de historias em quadrinhos como estampas. Confira 55 looks.
História em Quadrinhos
Personagens de histórias em quadrinhos surgiram em várias grifes. A Turma da Mônica em Walerio Araújo; Tio Patinhas, em The Paradise; Snoopy, em À La Garçone; Horácio, também da Turma da Mônica, em Rafael Caetano. O lado lúdico da moda realmente está bem forte.
Lingerie à vista
Cintura baixa, recortes e transparências marcam presença com um propósito: deixar a roupa de baixo à vista. Nas fotos, looks de Bold Strap, Heloisa Faria, Another Place e Alexandre Herchcovitch. Você usaria?
Transparência
Pode ser explícita ou não, mas a verdade é que as transparências surgiram em vários desfiles. Separamos exemplos das grifes Another Place, com estampa escura; da Bold Strao, na camisola usada por Camilka Queiroz; da Sau, com tecido manchado; e da À La Garçonne, com vestido de poás.
Fitas e franjas
Tiras, fitas, franjas nas roupas ou em acessórios apareceram em vários desfiles. Podem ser localizadas ou no look todo. Nas fotos, propostas de Ângela Brito, Normando, Weider Silverio, Catarina Mina e Heloisa Faria.
Enfeites
Vários looks vieram enfeitados con detalhes aplicados, seja de cerâmica (Heloisa Faria), paetês (Gustavo Silvestre); cristais (Artemisi); fruta cabaça, na barra e nos seios (Ateliê Mão de Mãe; e tiras com enfeites (Foz).
Terrosos
Tons terrosos surgiram em muitas coleções, em várias tonalidades e modelos, mantendo a tendência que surgiu na moda há algumas temporadas. Nas fotos, peças de Catarina Mina, Ângela Brito, Isaac Silva e Dendezeiro.
Crochê
Crochê, crochê, crochê. A técnica manual está cada vez mais viva e surgiu em muitos desfiles com acabamentos variados. Na sequência, da esquerda para a direira, Gustavo Silvestre, David Lee, LED, Isaac Silva, Ateliê Mão de Mãe.
Sobreposições
Sobreposições de tecidos e peças garantem um olhar moderno e relaxado à moda. Pode não ser fácil usar, mas é uma trend forte. Nas fotos, surgestões de Fernanda Yamamoto, Martins, Heloisa Faria.
Alfaiataria relax
E claro que a alfaiataria relaxada e, por vezes, com detalhes inesperados não podia faltar. Os "ternos" aparecem com bordados, recortes e em modelagem larga e confortável. Inspire-se nos looks de Dario Mittmann, Alexandre Herchcovitch, Lucas Leão e À La Garçonne.
Amarelo-manteiga
No quesito cores, outra cor que está com tudo é o amarelo-manteiga. Pode ser combinado com preto, como no desfiles de Lilly Sarti, ou monocromático, como em Lucas Leão, Gefferson Vila Nova, e com outra peça estampada por cima, como sugeriu a marcar Martins.
Homens de branco
Branco total para eles vem quente nas próximas temporadas, para as mulheres também. A cor entra em roupas confortáveis e podem ter nervuras, rendas, vir em roupas esportivas ou e coletes e calças largas, como provam Lino Villaventura, Davi Lee, Meninos Rei e À La Garçonne.
Palha
A palha frequentou vários desfiles, seja nas roupas ou em acessórorios, como bolsas, brincos, pulseiras e chapéus. Separamos as opções do desfile do projeto Sou de Algodão, Catarina Mina, Meninos Rei, com Cris Vianna, Salinas.
O balonê, que vem direto dos anos 1980 e já deu as caras em passarelas internacionais e em looks de famosas, surgiu em saias, em cinturas e vestidos, dos mais variados modelos, em comprimentos mídi, mullet (mais curto na frente, como o usado por Deborah Secco), curtíssimo e longo. Da esquerda para a direita, looks de Lilly Sarti, Martins, Meninos Rei, David Lee, Weider Silverio.