De cobra a gato: tops mostram seus animais de estimação
Cobra, hamster, cachorro, gato. Não, não se trata de uma matéria de pet shop. E, sim, dos animais de estimação das modelos brasileiras. E eles são chamados de filhos por algumas delas. Outras sentem saudades e contam os dias e as horas para voltar para casa e reencontrarem seus bichinhos, nem que seja por pouco tempo, até que outro trabalho as chame.
Vote no look mais estranho do SPFW
Escolha a número 1 da passarela da semana de moda
Veja os melhores momentos do SPFW
Saiba como é a preparação dos modelos antes dos desfiles
Hoje já não é possível circular pelos corredores da semana de moda com os animais. Sim, foi-se o tempo em que Gisele Bündchen carregava no colo pelas rampas da Bienal do Ibirapuera sua cachorrinha Vida, que morreu no começo de outubro, aos 14 anos. A yorkshire foi comprada logo no começo de carreira da top, nos anos 90, quando ela se mudou para Nova York. “Minha melhor amiga estará sempre em meu coração. Nunca deixemos de apreciar o amor incondicional que nossos animais nos mostram todos os dias”, publicou Gisele em sua página oficial do Facebook.
A modelo Vivi Orth, por sua vez, é mais radical. Tem a Molly, uma cobra da raça corn snake, que pode chegar a, no máximo, um metro. “Agora, uma amiga está cuidando dela, em Nova York. No Brasil, não é possível ter um animal como esse em casa”, disse a top, que dá um rato congelado por semana como alimentação. “Compro em pet shop. Nos EUA, é possível encontrar”. Segundo ela, a cobra capta a energia das pessoas. “Quando chego, ela se enrola toda em mim. Se vê alguém que não gosta de cobra, ela nem sai de seu aquário”.
Na mala
Daiane Conterato é outra que morre de saudades de seus bichinhos de estimação: dois cachorros (Killer e Lilica) e uma gata (Mima), que ficam no Sul com seus pais. “Em Nova York, tenho um hamster há cinco meses, mas faz dois meses que não volto para lá. Quando chegar, acho que nem vai me reconhecer”. Os bichinhos brasileiros são seus “amores”. “Quando vou arrumar a mala, eles pulam dentro e ficam deitados nela”, contou a modelo.
Gato e cachorro é o que tem Mariana Coldebella. “Morro de saudades de ambos: Biduka, um cachorra shitsu; e Mogli, um gato persa. Quando chego ao aeroporto, Biduka vai me pegar junto e fica me lambendo, como se perguntasse ‘por que você demorou tanto?'".
“Ele é meu filho”, disse Paola Ludtke, sobre Mike, um poodle branco, grande, que pesa 16 kg, e era de seu namorado. “Eu adotei o Mike”, contou. Para mandar a foto ao Terra, no assunto ela colocou: “Paola Ludtke Filho”.
Outra modelo que “adotou” o cachorro do namorado foi Angélica Erthal. Trata-se do Speedy, um lulu da pomerânia (ou spitz alemão). “Nunca gostei de cachorros, porque os que eu tinha em casa faziam muita sujeira e eu precisava limpar a toda hora, mas esse é muito educado. Até pose chique para foto ele faz”, contou.
Quem também está com saudades de sua cachorrinha yorkshire é Marina Muller, 18 anos, que tem a Luna há 6 anos. “Não vejo a hora de vê-la novamente. Já faz um mês”, disse, ao se lembrar da mãe de Luna, a Nala, que morreu recentemente, aos 9 anos, de insuficiência renal.
Julia Gubert tem a Meg, um lhasa apso, que fica com os pais no Rio Grande do Sul. “Quando vou para casa, fico direto com ela”.
SPFW Inverno 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, e o FFW TV transmitiram ao vivo os desfiles da coleção inverno 2013 do São Paulo Fashion Week, que aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro na capital paulista. A transmissão, feita com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas, levou 16 desfiles aos usuários em tempo real, direto do Parque Villa-Lobos. Além das transmissões ao vivo, o site especial do Terra teve reportagens especiais em vídeo com Isabel Wilker e os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e das jornalistas de moda Iesa Rodrigues, Rosângela Espinossi e Tatiana Sisti.
O maior e mais importante evento de moda da América Latina reuniu 19 desfiles em uma edição extra, a terceira de 2012, responsável por finalizar a transição para o novo calendário da moda brasileira. A partir de 2013, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno em outubro.